Ações que mudam o mundo e podem mitigar a emergência climática
Nunca foi tão urgente agir!


A edição 2023 do congresso reuniu 343 práticas de 64 municípios do Paraná, a programação celebrou a outorga do Selo Sesi ODS para as experiências que alcançaram nota superior a 7 pela comissão julgadora, os primeiros colocados de cada subcategoria (social, ambiental, governança e inovação para sustentabilidade) receberam o troféu e certificado de reconhecimento. Conheça os vencedores do Prêmio Sesi ODS 2023 A abertura do congresso contou com a palestrante TEDx, consultora e mentora para líderes, equipes e organizações, Vânia Bueno, que discorreu sobre o tema ESG: Governança do Topo ao Todo. Ela explica que “a gente precisa entender que governança não é só sobre tomar decisões, mas é sobre tomar decisões e assumir responsabilidade e os processos para que essas decisões de fato aconteçam”.
Definitivamente estamos na década decisiva para evitar o colapso climático do planeta, vivemos a era da ação. Nunca foi tão urgente agir! Próximos da agenda COP 28, a preocupação aumenta, uma vez que as mudanças climáticas disputam o foco com crises geopolíticas. O mundo está enfrentando uma crise climática sem precedentes, que exige ações urgentes e coordenadas de todos os países. No entanto, as negociações internacionais sobre o clima têm sido marcadas por dificuldades, atrasos e distrações, que colocam em risco o cumprimento dos objetivos do Acordo de Paris. A COP28, que acontecerá daqui a 30 dias, em Dubai, será um momento chave para definir o rumo das ações climáticas nos próximos anos. Para isso é fundamental que entre a COP28 e a COP30, o sistema centrado no Acordo de Paris funcione.
No início do mês de outubro a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, alertou que o mundo vive uma emergência climática e a janela para a mudança na trajetória das emissões de carbono está cada vez mais estreita. A declaração foi registrada na abertura do Seminário Inicial de Implementação do projeto da Quinta Comunicação Nacional e Relatórios Bienais de Transparência do Brasil à Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC, na sigla em inglês) ou Convenção do Clima. O estado de emergência climática é uma declaração feita por autoridades, governantes ou cientistas com o objetivo de alertar para as alterações no clima e seus impactos, além de reconhecer a necessidade da adoção de novas medidas para a mitigação das mudanças climáticas, que afeta cada vez mais a população mundial. As COPs já chegaram em acordos e avanços improváveis em contextos políticos muito complexos. Agora, mais uma vez, passarão por uma decisiva prova de fogo.
Acesse o Painel de Indicadores de Mudanças Climáticas de Curitiba: https://paineldemudancasclimaticas.org.br/
Fontes
“Mundo vive emergência climática e a janela para a mudança está cada vez mais estreita”
Fatos sobre a Emergência Climática
Disponível em: https://www.unep.org/pt-br/explore-topics/climate-change/fatos-sobre-emergencia-climatica
Congresso Sesi ODS 2023 foi marcado pela troca de experiências em ESG
Disponível em: https://agenciafiep.com.br/2023/10/20/congresso-sesi-ods-2023-foi-marcado-pela-troca-de-experiencias-em-esg/
A 30 dias da COP 28, as mudanças climáticas disputam o foco com outras crises geopolíticas
COP28 UAE will be a milestone moment when the world
will take stock of its progress on the Paris Agreement.
Disponível em: https://www.cop28.com/
#MudançasClimáticas #ClimateChange #meioambiente #COP28 #PrêmioSESIODS #emergênciaclimatica