Bioeconomia no Brasil

Conceito e possibilidades

Autor
Observatório Sistema Fiep - 03/01/2023

O conceito de bioeconomia traz a perspectiva da utilização dos recursos naturais para iniciativas sustentáveis com o objetivo de desenvolver produtos e processos inovadores nas cadeias produtivas, gerando oportunidades de mercado para pequenos negócios. Esse entendimento ultrapassa a economia tradicional, na qual os recursos biológicos tendem a ser degradados em prol de um progresso tecnológico. Quando se fala em economia sustentável ou bioeconomia, abrem-se possibilidades para a criação de atividades de negócios com base no uso inovador e sustentável dos recursos biológicos.

Existem maneiras de utilizar os recursos biológicos de modo a viabilizar a bioeconomia. Um dos exemplos brasileiros é a formação do cluster em torno do setor sucroalcooleiro, o que proporcionou avanços na produção de etanol e a geração de diversos produtos derivados da cana-de-açúcar além do biocombustível. O Brasil possui grande potencial para se tornar uma potência bioeconômica mundial, mas é necessário que exista uma confluência entre inovação, biodiversidade e ciência, com a integração entre os diferentes ecossistemas para que seja possível gerar produtos de maior valor agregado.

A Amazônia se apresenta como um território apto para que sejam introduzidas novas atividades econômicas compatíveis com a preservação dos recursos naturais, com possibilidades ampliar a geração de trabalho e renda para a população. Existem importantes cadeias produtivas no território amazônico que possuem produtos oriundos da floresta, da piscicultura e da agricultura familiar. O açaí é uma dessas mercadorias regionais, que mobiliza fábricas da polpa da fruta instaladas de forma mais intensa a partir de 2000, quando o mercado foi redefinido e o produto obteve visibilidade mundial.

A região possui uma diversidade de artigos naturais com cadeias econômicas estabelecidas, como é o caso da castanha-do-brasil, peixe pirarucu, fitoterápicos e cupuaçu. Mesmo com grande potencial, entraves para o crescimento da bioeconomia são percebidos, como jornadas de trabalho extenuantes e insalubres dos extrativistas. Para superar essas dificuldades, bem como implementar soluções para criar valor em uma floresta produtiva permanente, o Instituto Amazônia 4.0 é um dos exemplos de projetos que desenvolve e propõe novas tecnologias físicas, digitais e biológicas. A iniciativa pode servir de inspiração para outras atividades bioeconômicas no Brasil.

  

Acesse o Painel de Indicadores de Mudanças Climáticas de Curitiba: https://paineldemudancasclimaticas.org.br/

 

Fontes

Breve panorama da bioeconomia no Brasil

Disponível em:

https://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/bitstream/doc/1146725/1/Breve-Panorama-da-Bioeconomia-no-Brasil-Capitulo-2.pdf

 

Entraves para o desenvolvimento da bioeconomia na Amazônia

Disponível em:

https://www.researchgate.net/profile/Jadson-Porto/publication/360898106_III_SIMPOSIO_DE_POS_GRADUACAO_EM_DESENVOLVIMENTO_REGIONAL_MESTRADO_EM_DESENVOLVIMENTO_REGIONAL_15_ANOS_NA_BUSCA_DE_SINERGIAS_POSSIBILIDADES_E_EXPECTATIVAS_DE_DESENVOLVIMENTO_ANDREA_FIGUEIREDO_GOMES_PA/links/6290f7b38d19206823dfd6d1/III-SIMPOSIO-DE-POS-GRADUACAO-EM-DESENVOLVIMENTO-REGIONAL-MESTRADO-EM-DESENVOLVIMENTO-REGIONAL-15-ANOS-NA-BUSCA-DE-SINERGIAS-POSSIBILIDADES-E-EXPECTATIVAS-DE-DESENVOLVIMENTO-ANDREA-FIGUEIREDO-GOMES.pdf#page=39

 

Bioeconomia e o futuro do desenvolvimento do Brasil e da Amazônia

Disponível em:

https://downloads.editoracientifica.com.br/articles/220909937.pdf

 

Amazônia 4.0

Disponível em:

https://amazonia4.org/

 

#MudançasClimáticas #ClimateChange #Bioeconomia


Mais Notícias