Eco-ansiedade:

Cuidar do planeta é uma estratégia para mitigar impactos psicológicos

Autor
Observatório Sistema Fiep - 27/04/2023

As mudanças climáticas são uma realidade e ameaçam o bem-estar físico, social e mental. Essa circunstância pode ter impactos psicológicos em algumas pessoas, um fenômeno conhecido como eco-ansiedade. A ansiedade climática é uma consequência direta da crescente consciencialização sobre a crise climática e do seu impacto nas nossas vidas. É a resposta emocional e psicológica às ameaças percebidas à volta das condições de vida e das incertezas em relação ao futuro.

Esse termo foi primeiramente descrito pela Associação Americana de Psicologia, em 2017, como "medo crônico de sofrer um cataclismo ambiental que ocorre ao observar o impacto, aparentemente irrevogável das mudanças climáticas, gerando uma preocupação associada ao futuro de si mesmo e das próximas gerações".

O lado bom desse cenário de combate à eco-ansiedade é que os problemas climáticos estão mudando a consciência de grande parte da população acerca da necessidade de cuidar do planeta. Um estudo realizado pela empresa de tendências globais WGSN, revela que 90% dos entrevistados em âmbito mundial afirmam que pensar na crise climática lhes provoca incomodidade em relação ao seu futuro, um incômodo que, especialmente nos mais jovens, se transforma em um ativismo ecológico. Esse movimento nos faz pensar em um futuro mais próspero para o planeta.

Muitos são os conselhos e estratégias para fazermos a nossa parte em prol do planeta. Educação ambiental, consumo consciente e promoção de estilo de vida sustentável muito contribuem na pauta ambiental.

Saúde Planetária: os nexos entre saúde, clima e segurança – tema da recente publicação do Centro Soberania e Clima, que apresenta diferentes perspectivas e questionamentos sobre temas relacionados a mudanças climáticas, de maneira a fomentar discussões qualificadas, promovendo articulação entre políticas públicas e sociedade.

Todos podemos e devemos fazer parte da solução dos problemas ambientais.

 

Acesse o Painel de Indicadores de Mudanças Climáticas de Curitiba: https://paineldemudancasclimaticas.org.br/

 

Fontes

Diálogos Soberania e Clima

Disponível em: https://soberaniaeclima.org.br/wp-content/uploads/2023/03/Dialogos-Soberania-e-Clima-No_3_2023.pdf

 

CRP-PR Ecoansiedade: o mal do século XXI?

Disponível em: https://crppr.org.br/ecoansiedade/

 

Cifal York - Próxima série de webinars sobre mudanças climáticas e saúde e segurança ocupacional global

Disponível em: https://www.yorku.ca/dighr/upcoming-webinar-series-on-climate-change-and-global-occupational-health-and-safety/

 

Eco-ansiedade: as sequelas psicológicas da crise climática

Disponível em:

https://www.iberdrola.com/compromisso-social/o-que-e-ecoansiedade

 

O que é 'ecoansiedade', angústia pelo planeta que atinge mais crianças e adolescentes

Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/articles/c84m3j2nx7po

 

Eco-ansiedade: o que você precisa saber

Disponível em: https://www.ecycle.com.br/eco-ansiedade/

 

#MudançasClimáticas #ClimateChange #ecoansiedade #impactopsico #cuidardoplaneta #eduambiental #saudeplanetaria


Mais Notícias