Migração climática

Para cada grau de aumento de temperatura, aproximadamente um bilhão de pessoas precisará sair de áreas onde humanos viveram por centenas de anos

Autor
Observatório Sistema Fiep - 23/02/2023

Uma em cada 10 pessoas na Terra vive em áreas litorâneas baixas, totalizando 900 milhões de indivíduos. De acordo com o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Antonio Guterres, o aumento do nível do mar pode causar o êxodo de populações inteiras e o desaparecimento de países situados em áreas baixas. A elevação do nível do mar em decorrência do aquecimento global não causará somente a submersão de algumas áreas, mas também o aumento de tempestades e de inundações em regiões costeiras. É nesse contexto que é previsto que populações se vejam obrigadas a solicitar exílio, sendo necessários novos marcos legais que considerem essa nova realidade, como uma lei de refugiados.

O fenômeno da migração climática já é uma realidade, mas existe um descompasso entre os mecanismos legais existentes e a urgência aos desafios impostos pela crise climática. No artigo Vidas em movimento: os sistemas de proteção dos direitos humanos como espaços de justiça para os migrantes climáticos, os autores analisam casos em que a mobilidade humana foi afetada por condições climáticas, resultando em insegurança alimentar, falta de água potável, degradação do solo e eventos climáticos extremos. No caso Torres Strait Islanders contra a Austrália, membros de uma comunidade tradicional situada em uma ilha alegaram que sua subsistência estava ameaçada pela mudança do clima. Em decorrência da elevação do nível do mar, estão previstas a perda de território e deterioração dos meios de vida e locais de residência, forçando o deslocamento de famílias inteiras. A alegação é de que o governo australiano foi omisso quanto à implementação de mecanismos de mitigação e adaptação às mudanças climáticas.

A crise climática irá forçar populações inteiras a migrar, não simplesmente para cidades próximas, mas atravessando continentes. Quem vive em regiões com condições mais toleráveis precisará acomodar milhões de migrantes enquanto se adapta às mudanças climáticas. Para cada grau de aumento de temperatura, aproximadamente um bilhão de pessoas precisará sair de áreas onde seres humanos viveram por centenas de anos. Embora a migração seja parte da solução, será necessário recriar um sistema baseado na cooperação e onde os governos intervenham de modo a proporcionar qualidade de vida em um contexto no qual as cidades com maior tolerância à crise climática ficarão mais populosas.

 

Acesse o Painel de Indicadores de Mudanças Climáticas de Curitiba: https://paineldemudancasclimaticas.org.br/

 

Fontes

 

Vidas em movimento: os sistemas de proteção dos direitos humanos como espaços de justiça para os migrantes climáticos

Disponível em:

https://www.gti.uniceub.br/rdi/article/view/7933/pdf

 

Aumento do nível do mar pode provocar êxodo de ‘proporções bíblicas’, diz ONU

Disponível em:

https://www1.folha.uol.com.br/ambiente/2023/02/aumento-do-nivel-do-mar-pode-provocar-exodo-de-proporcoes-biblicas-diz-onu.shtml

 

The century of Climate migration: why we need to plan for the great upheavel

Disponível em:

https://www.theguardian.com/news/2022/aug/18/century-climate-crisis-migration-why-we-need-plan-great-upheaval

 

#MudançasClimáticas #ClimateChange #MigraçãoClimática


Mais Notícias