Mudanças climáticas e escassez de água na agricultura

Impactos da falta de água na produção de alimentos

Autor
Observatório Sistema Fiep - 17/05/2022

A escassez de água tem se tornado uma ameaça crescente e com possibilidade de ser agravada devido às mudanças climáticas.  A maior parte do uso da água vai para a agricultura, que será altamente afetada tanto pelas mudanças climáticas quanto pelo desenvolvimento socioeconômico e pelo crescimento populacional. A intensificação da escassez de água na agricultura poderá afetar a produção de alimentos e ameaçar a segurança alimentar de países mais pobres. A agricultura é o segmento mais vulnerável devido à sua dimensão e à sensibilidade aos parâmetros climáticos, o que causa grande impacto econômico.

Há uma projeção de redução da produção mundial de alimentos, devido à falta de disponibilidade de água, perda de fertilidade do solo e infestações de pragas nas plantações. O rendimento de muitas culturas pode reduzir com o aumento da temperatura. A produção de trigo, arroz e milho, por exemplo, deverá diminuir se regiões temperadas e tropicais sofrerem um aquecimento de 2°C. No geral, as mudanças climáticas têm mais impacto nas regiões tropicais, pois elas permanecem mais próximas da temperatura ideal de crescimento. Além disso, pragas e insetos têm maior prevalência      em regiões mais quentes e úmidas.

De acordo com um estudo de 2021 denominado Global agriculture water scarcity assessment incorporating blue and green water availability under future climate change, pesquisadores identificaram que a escassez de água na agricultura tem impactos diferentes de acordo com a região e, portanto, são necessárias diferentes estratégias para mitigar a falta de água decorrente das mudanças climáticas. A escassez de água predominante foi encontrada especialmente em regiões semi-áridas e semi-úmidas onde ocorrem agricultura intensiva, como o norte da China, América Central e Austrália, com ocorrências também na Índia, onde encontram-se as maiores terras de cultivo do mundo.

O estudo também aponta que a crescente extensão e intensidade da escassez de água na agricultura provavelmente teriam como consequência a redução da produção agrícola no mundo. O aquecimento global aceleraria a evaporação dos solos e das culturas o que, combinados com a redução da precipitação, resultaria em escassez de água grave e até mesmo dessecação significativa do solo em regiões áridas como o Oriente Médio e a Ásia Central.

 

Fontes

Global agricultural water scarcity assessment incorporating blue and green water availability under future climate change. Disponível em: <https://agupubs.onlinelibrary.wiley.com/doi/epdf/10.1029/2021EF002567>

Impact of climate change on agriculture and its mitigation strategies: a review. Disponível em: <https://www.mdpi.com/2071-1050/13/3/1318>

#climacuritiba #curitiba #mudancasclimaticas


Mais Notícias