O novo recorde de emissão de gases metano em 2021 e o que isso significa

O gás metano tem um impacto relevante a curto prazo no contexto das mudanças climáticas.

Autor
Observatório Sistema Fiep - 22/04/2022

Cientistas do National Oceanic and Atmospheric Administration (NOAA) identificaram, pelo segundo ano consecutivo, um recorde nas emissões globais de gás metano em 2021. O metano é um gás poderoso de efeito estufa, sendo considerado o segundo maior contribuinte para o aquecimento global depois do dióxido de carbono.

O gás metano, embora permaneça por menos tempo na atmosfera do que o dióxido de carbono, é aproximadamente 25 vezes mais poderoso ao reter o calor na atmosfera. Por esse motivo, tem um impacto relevante a curto prazo quando se fala em taxa de mudança climática. O metano na atmosfera tem diferentes origens, sendo alguns exemplos: uso de combustíveis fósseis, decomposição de matéria orgânica em áreas úmidas e como subproduto da digestão de animais ruminantes, como a vaca.

Atuar em prol da redução dos gases metano é importante pois ajuda a mitigar impactos das mudanças climáticas a curto prazo, como uma forma de diminuir rapidamente a taxa de aquecimento. Além de diminuir o metano fóssil, um dos cientistas afirma que também é necessária a redução agressiva da poluição causada por combustíveis fósseis a zero o mais rápido possível, de forma a evitar impactos ainda mais negativos causados pelas mudanças climáticas.

No final de 2021, durante a COP 26, mais de 100 países, incluindo o Brasil, anunciaram o compromisso com a redução das emissões globais de metano em ao menos 30% até o ano 2030 (em comparação aos níveis de 2020). Doze países são responsáveis por aproximadamente dois terços das emissões globais de metano: China, Rússia, Índia, Estados Unidos, Brasil, União Europeia, Indonésia, Paquistão, Irã, México, Austrália e Nigéria. Os setores responsáveis pela maior parte de emissões de metano gerada pelo homem são a agricultura (40%), a energia (35%) e resíduos (20%).

                

Fontes

Increase in atmospheric methane set another record during 2021. Disponível em: <https://www.noaa.gov/news-release/increase-in-atmospheric-methane-set-another-record-during-2021>

Como as emissões de metano contribuem com as mudanças climáticas. Disponível em: <https://wribrasil.org.br/pt/blog/clima/como-emissoes-de-metano-contribuem-com-mudancas-climaticas>

#climacuritiba #curitiba #mudancasclimaticas


Mais Notícias