O aumento de risco de contágio de doenças infecciosas causado por mudanças climáticas

Estudo associa riscos climáticos ao agravamento de mais da metade de doenças infecciosas conhecidas

Autor
Observatório Sistema Fiep - 23/08/2022

Um estudo da Nature Climate Change quantificou, por meio de uma sistemática pesquisa empírica, o impacto de dez riscos climáticos sensíveis às emissões de gases de efeito estufa (GEE) em cada doença patogênica* conhecida. O resultado foi que 58% das doenças infecciosas (218 das 375 estudadas) enfrentadas pela humanidade mundialmente foram, em algum momento, agravadas pelos riscos climáticos. O artigo aponta que é urgente a necessidade de atuar diretamente na fonte do problema: a redução das emissões de GEE.

O estudo mapeou 1.006 vias de riscos climáticos para o agravamento de doenças. Existem casos em que as chuvas torrenciais e as inundações adoecem as pessoas pela ocorrência de mosquitos e ratos transmissores de doenças. Também há oceanos aquecidos e ondas de calor que contaminam frutos do mar e outros alimentos e as secas que trazem morcegos portadores de infecções virais para seres humanos. Além da análise de doenças infecciosas, os pesquisadores mapearam outros tipos de doenças humanas, incluindo não infecciosas como asma, alergias e mordidas de animais. Eles associaram um total de 286 doenças únicas e 223 delas pareciam se agravar por riscos climáticos.

Os riscos climáticos que influenciaram doenças desencadeadas por vírus, bactérias, animais, fungos, protozoários, plantas, dentre outros, são: aquecimento, precipitação, inundações, secas, tempestades, mudança de cobertura de terra, mudança climática oceânica, incêndios, ondas de calor e nível do mar. As doenças patogênicas foram transmitidas em sua maioria por vetores, mas foram apresentados casos de via de transmissão envolvendo água, pelo ar, por contato direto e por alimentos.

O número alto de doenças patogênicas e de possibilidades de transmissão que se mostraram agravadas pelos riscos climáticos revela o quanto as mudanças climáticas representam uma ameaça à saúde humana, indicando a urgência no desenvolvimento de ações agressivas para a mitigação das emissões de gases de efeito estufa.

 

*Doenças patogênicas são doenças em humanos causadas por agentes infecciosos.

 

Acesse o Painel de Indicadores de Mudanças Climáticas de Curitiba: https://paineldemudancasclimaticas.org.br/

 

Fontes

Over half of known human pathogenic diseases can be aggraveted by climate change. Disponível em:

<https://www.nature.com/articles/s41558-022-01426-1>

 

Study connects climate hazards to 58% of infectious diseases. Disponível em:

<https://apnews.com/article/science-health-infectious-diseases-climate-and-environment-98658ef3b9028d951e9b6c2f014b3b02>

 

#climacuritiba #curitiba #mudancasclimaticas


Mais Notícias