Rotulagem Climática
Ferramenta para um consumo mais sustentável
O enfrentamento das mudanças climáticas deve ser encarado como uma luta de todos, não apenas como uma iniciativa de governo. Embora os atores governamentais tenham papel fundamental nesse processo, as empresas e cidadãos podem assumir um maior protagonismo.
É nessa perspectiva que observamos um movimento de empresas, cada vez mais comprometidas com as questões ambientais. Seja pelo compromisso público com metas de redução e compensação de carbono, como Unilever, Braskem, Amazon e BRF ou pela adoção voluntária da Rotulagem Climática, possibilitando que seus consumidores tenham maior conhecimento sobre a pegada de carbono de seus produtos.
A Rotulagem Climática pode ser entendida como uma prática de divulgação da pegada de carbono de cada produto na própria embalagem. Por meio deste rótulo, é possível informar o total de gases de efeito estufa (GEE) emitidos em todo o ciclo de vida do produto, da extração da matéria-prima até o descarte final, considerando a energia e o transporte envolvido em cada uma dessas etapas.
Recentemente, a Carbon Trust – empresa de consultoria orientada a economia de baixo carbono – realizou uma pesquisa para avaliar a aceitação da Rotulagem Climática por parte dos consumidores (europeus e norte-americanos). Dentre as mais de 10 mil pessoas consultadas, cerca de dois terços se mostraram favoráveis à rotulagem e indicaram que essa estratégia contribui para que a marca seja vista de forma mais positiva.
Em linhas gerais, a Rotulagem Climática aumenta a transparência dos produtos no que tange à pegada de carbono e possibilita que o consumidor final faça uma escolha mais consciente, ao mesmo tempo em que promove o desenvolvimento de produtos com menor pegada ambiental. A partir dessas estratégias, as empresas buscam tanto mostrar o seu engajamento e comprometimento com as questões climáticas como aumentar o conhecimento e a confiança do consumidor frente as ações e práticas empresariais.
Conheça a seguir, alguns exemplos de empresas que possuem iniciativas relacionadas à Rotulagem Climática:
1. Quorn: empresa de alimentos veganos e vegetarianos
Empresa de alimentos do Reino Unido, referência na produção e oferta de fontes alternativas de proteína. Divulga, desde 2020, a pegada de carbono na embalagem dos seus produtos.
Fonte imagem: https://www.quorn.co.uk/company/media-centre
2. Pantys: marca brasileira de calcinhas absorventes
A brasileira Pantys, marca de calcinhas absorventes, criou a primeira etiqueta de carbono da moda brasileira ao estampar seus produtos com as emissões de carbono decorrentes do seu processo produtivo, da extração das matérias-primas até disposição final.
Fonte imagem: https://www.pantys.com.br/pages/carbono-neutro
3. Logitech: empresa de produtos de informática
Na mesma linha e buscando maior transparência, a Logitech, empresa de eletrônicos de consumo, começou a divulgar a pegada de carbono na embalagem dos seus produtos e passou a disponibilizar a metodologia e o processo de rotulagem para qualquer indústria interessada.
Para a empresa, o maior acesso à informação possibilita que o consumidor faça escolhas mais conscientes.
Fonte imagem: https://www.logitech.com/en-us/sustainability/carbon-labeling-measuring.html
4. Americanas + Clima: parceria para criação de plataforma
A Americanas S. A. lançou, recentemente, uma plataforma que reúne produtos certificados como carbono neutro. A iniciativa de rotulagem climática Americanas + Clima, realizada no âmbito do programa Amigo do Clima da WayCarbon, visa a promoção de práticas sustentáveis e o fortalecimento do consumo consciente por meio da divulgação de produtos e empresas compromissadas com a redução do impacto ambiental.
Fonte imagem: https://blog.waycarbon.com/2022/03/americanas-cria-secao-de-produtos-carbono-neutro-com-o-apoio-do-amigo-do-clima/
5. Nude: empresa brasileira de leites à base de aveia
A rotulagem climática também é um dos diferenciais da foodtech Nude, que, desde que foi criada em 2020 tem a preocupação de informar o consumidor sobre a pegada de carbono de seus produtos. De acordo com Mariana Malufe Spignardi, CSO da empresa, os produtos da marca podem ter uma pegada até 10x menor que a média do mercado.
Fonte imagem: https://heynude.com.br/produtos/barista/
Referências
BRF. Net Zero até 2040: mais um compromisso que a BRF coloca em prática
Braskem reafirma compromisso com a economia circular para neutralizar emissão de carbono até 2050
Unilever. Partnering with suppliers to deliver net zero
Amazon. Reaching Net-Zero Carbon by 2040
https://sustainability.aboutamazon.com/carbon-methodology.pdf
Carbon Trust. Rotulagem da pegada de carbono do produto: pesquisa do consumidor 2020
https://www.carbontrust.com/resources/product-carbon-footprint-labelling-consumer-research-2020
Conheça a Americanas + Clima.
https://www.americanas.com.br/hotsite/americanas-mais-clima
Nude. Website da empresa
O que é rotulagem climática e por que sua empresa deve se preocupar com isso
https://www.aeconomiab.com/rotulagem-climatica/