Rotulagem Climática

Ferramenta para um consumo mais sustentável

Autor
Observatório Sistema Fiep - 05/10/2022

O enfrentamento das mudanças climáticas deve ser encarado como uma luta de todos, não apenas como uma iniciativa de governo. Embora os atores governamentais tenham papel fundamental nesse processo, as empresas e cidadãos podem assumir um maior protagonismo.

É nessa perspectiva que observamos um movimento de empresas, cada vez mais comprometidas com as questões ambientais. Seja pelo compromisso público com metas de redução e compensação de carbono, como Unilever, Braskem, Amazon e BRF ou pela adoção voluntária da Rotulagem Climática, possibilitando que seus consumidores tenham maior conhecimento sobre a pegada de carbono de seus produtos.

A Rotulagem Climática pode ser entendida como uma prática de divulgação da pegada de carbono de cada produto na própria embalagem. Por meio deste rótulo, é possível informar o total de gases de efeito estufa (GEE) emitidos em todo o ciclo de vida do produto, da extração da matéria-prima até o descarte final, considerando a energia e o transporte envolvido em cada uma dessas etapas.

Recentemente, a Carbon Trust – empresa de consultoria orientada a economia de baixo carbono – realizou uma pesquisa para avaliar a aceitação da Rotulagem Climática por parte dos consumidores (europeus e norte-americanos). Dentre as mais de 10 mil pessoas consultadas, cerca de dois terços se mostraram favoráveis à rotulagem e indicaram que essa estratégia contribui para que a marca seja vista de forma mais positiva.

Em linhas gerais, a Rotulagem Climática aumenta a transparência dos produtos no que tange à pegada de carbono e possibilita que o consumidor final faça uma escolha mais consciente, ao mesmo tempo em que promove o desenvolvimento de produtos com menor pegada ambiental. A partir dessas estratégias, as empresas buscam tanto mostrar o seu engajamento e comprometimento com as questões climáticas como aumentar o conhecimento e a confiança do consumidor frente as ações e práticas empresariais.

Conheça a seguir, alguns exemplos de empresas que possuem iniciativas relacionadas à Rotulagem Climática:

1.   Quorn: empresa de alimentos veganos e vegetarianos

Empresa de alimentos do Reino Unido, referência na produção e oferta de fontes alternativas de proteína. Divulga, desde 2020, a pegada de carbono na embalagem dos seus produtos.

Fonte imagem: https://www.quorn.co.uk/company/media-centre

2.   Pantys: marca brasileira de calcinhas absorventes

A brasileira Pantys, marca de calcinhas absorventes, criou a primeira etiqueta de carbono da moda brasileira ao estampar seus produtos com as emissões de carbono decorrentes do seu processo produtivo, da extração das matérias-primas até disposição final.

Fonte imagem: https://www.pantys.com.br/pages/carbono-neutro

3.   Logitech: empresa de produtos de informática

Na mesma linha e buscando maior transparência, a Logitech, empresa de eletrônicos de consumo, começou a divulgar a pegada de carbono na embalagem dos seus produtos e passou a disponibilizar a metodologia e o processo de rotulagem para qualquer indústria interessada.

Para a empresa, o maior acesso à informação possibilita que o consumidor faça escolhas mais conscientes.  

Fonte imagem: https://www.logitech.com/en-us/sustainability/carbon-labeling-measuring.html

 

4.   Americanas + Clima: parceria para criação de plataforma

A Americanas S. A. lançou, recentemente, uma plataforma que reúne produtos certificados como carbono neutro. A iniciativa de rotulagem climática Americanas + Clima, realizada no âmbito do programa Amigo do Clima da WayCarbon, visa a promoção de práticas sustentáveis e o fortalecimento do consumo consciente por meio da divulgação de produtos e empresas compromissadas com a redução do impacto ambiental.

Fonte imagem: https://blog.waycarbon.com/2022/03/americanas-cria-secao-de-produtos-carbono-neutro-com-o-apoio-do-amigo-do-clima/

5.   Nude: empresa brasileira de leites à base de aveia

A rotulagem climática também é um dos diferenciais da foodtech Nude, que, desde que foi criada em 2020 tem a preocupação de informar o consumidor sobre a pegada de carbono de seus produtos. De acordo com Mariana Malufe Spignardi, CSO da empresa, os produtos da marca podem ter uma pegada até 10x menor que a média do mercado.

Fonte imagem: https://heynude.com.br/produtos/barista/

 

Referências

BRF. Net Zero até 2040: mais um compromisso que a BRF coloca em prática

https://www.brf-global.com/wp-content/themes/brf-global/assets/documents/book-net-zero/Book-Net-Zero-PTBR.pdf

Braskem reafirma compromisso com a economia circular para neutralizar emissão de carbono até 2050

https://www.braskem.com.br/detalhe-noticia/braskem-reafirma-compromisso-com-a-economia-circular-para-neutralizar-emissao-de-carbono-ate-2050

Unilever. Partnering with suppliers to deliver net zero

https://www.unilever.com/planet-and-society/climate-action/partnering-with-suppliers-to-deliver-net-zero/

Amazon. Reaching Net-Zero Carbon by 2040

https://sustainability.aboutamazon.com/carbon-methodology.pdf

Carbon Trust. Rotulagem da pegada de carbono do produto: pesquisa do consumidor 2020

https://www.carbontrust.com/resources/product-carbon-footprint-labelling-consumer-research-2020

Conheça a Americanas + Clima.

https://www.americanas.com.br/hotsite/americanas-mais-clima

Nude. Website da empresa

https://heynude.com.br/

O que é rotulagem climática e por que sua empresa deve se preocupar com isso

https://www.aeconomiab.com/rotulagem-climatica/

 


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