Saúde e Clima:

Impacto do aquecimento global e iniciativas atendimento ODS

Autor
Observatório Sistema Fiep - 20/04/2023

O clima também é um dos fatores que influenciam a saúde humana. Em épocas mais frias, ou a partir de alterações bruscas de temperatura, estamos mais sujeitos a gripes e resfriados, por exemplo. Entretanto, a mudança do clima pode ter consequências muito mais severas.

O aquecimento contínuo do clima poderá causar um aumento no número e na disseminação de infecções potencialmente fatais causadas por bactérias. A análise é de uma pesquisa conduzida ao longo de partes da costa dos Estados Unidos. As descobertas foram publicadas na revista Scientific Reports. A expansão projetada de infecções destaca a necessidade de maior conscientização individual e pública nas áreas afetadas. Isso é crucial, pois uma ação imediata quando os sintomas ocorrem é necessária para evitar consequências graves para a saúde e custos para o país.

No Brasil a Fiocruz realiza estudos prospectivos e de análise de riscos sobre doenças emergentes, reemergentes e negligenciadas, para avaliar o impacto das alterações de clima no surgimento ou ressurgimento dessas doenças. Entre as iniciativas que a instituição participa, destaca-se o Observatório de Clima e Saúde – Primeiro da América Latina, criado por solicitação do Ministério da Saúde para contribuir com políticas de controle dos impactos das mudanças climáticas sobre a saúde. Por meio desse projeto, a Fiocruz colabora com o Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC), no núcleo Brasil, conhecido como Rede Clima – IPCC Brasil.

A Rede Brasil do Pacto Global lançou em 2020 o HUB ODS no Paraná, em parceria com o Sistema Fiep, tem como objetivo acelerar, por meio de parcerias regionais, a busca pelo cumprimento da Agenda de Desenvolvimento Sustentável da ONU até 2030 e seus 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Atentos aos objetivos 3 – Saúde e Bem-Estar e 13 - Ação Contra a Mudança Global do Clima, temos uma oportunidade única à nossa frente para conservar a natureza, proteger a saúde e combater a desigualdade de uma só vez.

 

Acesse o Painel de Indicadores de Mudanças Climáticas de Curitiba: https://paineldemudancasclimaticas.org.br/

Fontes

Hub ODS

A experiência da ONU em ação nos negócios para as regiões brasileiras.

Disponível em: https://www.pactoglobal.org.br/pg/hub-ods

 

Como as Nações Unidas apoiam os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no Brasil

Disponível em: https://brasil.un.org/pt-br/sdgs

 

Cientistas alertam para aumento de infecções bacterianas fatais devido ao aquecimento global

Disponível em:

https://www.cnnbrasil.com.br/saude/cientistas-alertam-para-aumento-de-infeccoes-bacterianas-fatais-devido-ao-aquecimento-global/

 

Mudanças climáticas

Disponível em: https://portal.fiocruz.br/mudancas-climaticas#:~:text=As%20mudan%C3%A7as%20clim%C3%A1ticas%20interferem%20na,e%20dengue%20e%20outras%20arboviroses.

 

IPEA – ODS – Ação Contra a Mudança Global do Clima

Disponível em: https://www.ipea.gov.br/ods/ods13.html

 

Revista Scientific Reports

Disponível em: https://www.nature.com/articles/s41598-023-28247-2

 

Observatório de Clima e Saúde

Disponível em: https://climaesaude.icict.fiocruz.br/

 

Congresso Sesi ODS 2020

Disponível em: https://youtu.be/_ESVCFaKvCc

 

#MudançasClimáticas #ClimateChange #SaúdeClima #ODS3 #ODS13 #HubODS


Mais Notícias