Urbanismo Climático

Tempo de debater esse grande desafio

Autor
Observatório Sistema Fiep - 04/04/2023

Há pelo menos duas décadas é possível notar mudanças nos padrões das chuvas, que passaram a ser mais concentradas, resultando no aumento da recorrência de eventos climáticos extremos. A crise climática é consequência de uma economia centrada em atividades que emitem gases de efeito estufa e vem trazendo desafios intensos para a gestão dos territórios.

No Painel de Indicadores de Mudanças Climáticas Curitiba, o eixo “A Qualidade Ambiental e Urbana” contempla as questões ligadas à qualidade do ar, à biodiversidade, ao uso da terra, às características das dinâmicas da temperatura e da precipitação e aos eventos extremos, entre outros.* No contexto da Qualidade Ambiental e Urbana, o especialista Pedro Henrique de Christo, urbanista climático, colunista e professor universitário, nos garante que “Os novos desafios trazidos pela Crise Climática precisam de respostas inovadoras que engajem a população integrando o conhecimento de ponta com a inteligência contextual dos territórios”.

O objetivo do urbanismo climático é criar cidades mais sustentáveis, adaptáveis e resilientes, capazes de enfrentar os desafios climáticos do presente e do futuro. É uma abordagem do planejamento urbano que busca projetar cidades mais adaptáveis às mudanças climáticas e mais resistentes aos impactos ambientais associados. A temática envolve a consideração de fatores climáticos, como temperatura, vento, umidade e precipitação, bem como a adaptação dos espaços urbanos para mitigar ou evitar possíveis problemas associados, como enchentes, ondas de calor e escassez de água. Também se preocupa com a redução das emissões de gases de efeito estufa na cidade, buscando promover a mobilidade sustentável, o uso de energia renovável e a redução do desperdício de recursos. Utilizando técnicas de design urbano, como a implementação de espaços verdes, a construção de edifícios com eficiência energética, o uso de materiais sustentáveis e a integração de transportes públicos e ciclovias.

O tema tem sido amplamente discutido e culminou no I Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável, em Brasília, no qual o secretário de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano do Ministério do Meio Ambiente, Nabil Bonduki, foi incisivo ao dizer que “não se pode mais pensar a questão ambiental desvinculada da questão urbana”. Na sua avaliação, a gestão integrada dos resíduos sólidos, o saneamento, a prevenção e a mitigação de eventos climáticos extremos e da poluição são questões que demandam o comprometimento de governos e da sociedade civil, para que efetivamente sejam considerados na construção de políticas e projetos que melhorem e ampliem a qualidade de vida da população.

* Acesse e conheça os indicadores selecionados pelos especialistas: https://paineldemudancasclimaticas.org.br/indicadores/qualidade-ambiental-urbana

Acesse o Painel de Indicadores de Mudanças Climáticas de Curitiba: https://paineldemudancasclimaticas.org.br/

 

Fontes

Urbanismo climático

Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/opiniao/2023/03/urbanismo-climatico.shtml

 

O urbanismo social na crise climática das favelas

Disponível em:  https://www.nexojornal.com.br/ensaio/2023/01/08/O-urbanismo-social-na-crise-clim%C3%A1tica-das-favelas

 

Podcast Portal Zona Franca

Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=-JxP_7pQFsY

 

ONU

Disponível em: https://brasil.un.org/pt-br/175180-o-que-s%C3%A3o-mudan%C3%A7as-clim%C3%A1ticas

 

Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima

Disponível em: https://www.gov.br/mma/pt-br

Governo e sociedade precisam se unir

Disponível em: https://www.gov.br/mma/pt-br/noticias/governo-e-sociedade-precisam-se-unir

 

Fervura no clima

Disponível em: https://fervuranoclima.com.br/

 

#MudançasClimáticas #ClimateChange #sustentabilidade #governança #urbanismoclimatico


Mais Notícias