Visita técnica ICLEI e Governança PIMCC

CMEI Centro Cívico

Autor
Observatório Sistema Fiep - 11/04/2023

Há um ano o projeto PIMCC promoveu o Concurso para Rede Municipal de Ensino de Curitiba: Soluções para as Mudanças Climáticas, o objetivo era que soluções pudessem ser aplicadas nas escolas. O CMEI Centro Cívico foi o 1º colocado com o projeto “Bairro que brinca: ocupando os espaços próximos ao CMEI e aprendendo a cuidar da cidade”.

 

O time de governança esteve em visita ao CMEI no último mês de março acompanhando a evolução das iniciativas da unidade. Na ocasião o Secretário Executivo do ICLEI América do Sul, Rodrigo Perpétuo oficializou o convite para a diretora do CMEI Sra. Ana Beatriz Souza Cerqueira a compartilhar a experiência na programação do encontro regional previsto para agosto/2023 em Porto Alegre/RS.

 

O Painel de Indicadores de Mudanças Climáticas de Curitiba é uma ferramenta para a tomada de decisões relacionadas à implementação de políticas voltadas ao enfrentamento das mudanças climáticas no município. No painel, a comunidade curitibana, elaboradores e implementadores de políticas podem consultar, num só lugar, indicadores relacionados às causas e ao impacto das mudanças climáticas no âmbito de Curitiba. Podem também simular cenários de emissões líquidas de gases de efeito estufa no município, com vistas a avaliar as possibilidades de se atingir a neutralidade de carbono até 2050, prevista pelo Plano de Adaptação e Mitigação das Mudanças Climáticas de Curitiba (PlanClima). O painel disponibiliza também documentos relevantes relacionados às mudanças climáticas.

 

Em 2021 Curitiba foi uma das cidades sul-americanas selecionadas pelo ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade para receber apoio financeiro do Google.org para o desenvolvimento de projetos relacionados à ação local pelo clima. A seleção foi um reconhecimento pelos compromissos e pela liderança da Prefeitura Municipal de Curitiba em ações climáticas.

Você é convidado a acompanhar as atividades de governança que visa a execução de ações que garantam o bom andamento e a melhoria contínua do PIMCC. Caso tenha conhecimento técnico sobre mudanças climáticas e tenha interesse em participar da governança, entre em contato via e-mail: mudancasclimaticas.curitiba@sistemafiep.org.br

 

Acesse o Painel de Indicadores de Mudanças Climáticas de Curitiba: https://paineldemudancasclimaticas.org.br/

 

Fontes

CMEI Centro Cívico

Disponível em: https://educacao.curitiba.pr.gov.br/unidade/centro-civico-centro-municipal-de-educacao-infantil/18246

https://paineldemudancasclimaticas.org.br/noticia/cmei-centro-civico-resultados

 

ICLEI

Disponível em: https://www.instagram.com/p/CqS5Ta8Mr_P/

https://americadosul.iclei.org/

https://www.linkedin.com/company/iclei-am%C3%A9rica-do-sul/

 

PIMCC – Resultado concurso

Disponível em: https://paineldemudancasclimaticas.cdn.prismic.io/paineldemudancasclimaticas/a6419a70-5908-4651-a430-76da86d1969a_Resultado+solu%C3%A7%C3%B5es_timbrado.pdf

 

 

#MudançasClimáticas #ClimateChange #ICLEIAméricadoSul

#SoluçõesClimáticas #Governança #Sustentabilidade


Mais Notícias