Segurança Hídrica

Deterioração da qualidade da água está diretamente ligada aos impactos da crise climática

Autor
Observatório Sistema Fiep - 21/03/2023

16 de março é o Dia Nacional da Conscientização sobre Mudanças Climáticas, instituído no dia 2 de dezembro de 2011 pela lei nº 12.533. Com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância de realizar ações que reduzam o impacto das mudanças climáticas, a data também serve como um alerta, principalmente para líderes mundiais. Nesse contexto, o mês de março abriga a realização de atos, eventos, debates e mobilizações relacionados a medidas de proteção dos ecossistemas brasileiros. Dentre as discussões relacionadas à data, temos o debate sobre segurança hídrica, que constitui um problema complexo, inter-relacionado com diversas questões socioeconômicas e ambientais.

 

De acordo com estimativas da Agência Nacional de Águas (ANA), as demandas hídricas para suprimento do setor usuário (população e atividades econômicas) poderão atingir o valor de aproximadamente 2.600 m3/s no Brasil em 2030. Visando fortalecer o planejamento e gestão dos investimento em infraestrutura hídrica, compete à Secretaria Nacional de Segurança Hídrica conduzir o processo de formulação, revisão, implementação, monitoramento e avaliação da Política Nacional de Segurança Hídrica, da Política Nacional de Recursos Hídricos e seus instrumentos, dentre eles o Plano Nacional de Recursos Hídricos.

 

O objetivo dessas ações é garantir a oferta de água, propiciando mais saúde e conforto para a população, a geração de emprego e aumento da renda, colaborando para a redução das desigualdades regionais. O desafio do Plano Nacional de Segurança Hídrica (PNSH) em elevar o nível de segurança hídrica das regiões brasileiras, especialmente daquelas onde os níveis são muito baixos, é expressivo. O Portal de Dados Abertos da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico é uma ferramenta para que todos possam encontrar e utilizar os dados e as informações públicas sobre recursos hídricos no Brasil. Promover a discussão do tema e ações de governança são mandatórias para a melhor utilização desse recurso natural essencial para a sociedade.

 

Eventos programados

21/03/2023 - Caminhos para a resiliência hídrica e do setor empresarial - Link

21/03/2023 - IDS promove debate sobre segurança hídrica na Conferência da Água da ONU em NY - Link

22 a 24/03/2023 – Conferência da Água ONU 2023 - Link

Vídeo - Ambição 2030 - Movimento +Água – Link

Acesse o Painel de Indicadores de Mudanças Climáticas de Curitiba: https://paineldemudancasclimaticas.org.br/

 

Fontes

Cenários para a Segurança Hídrica no Brasil

Disponível em:

https://repositorio.ipea.gov.br/bitstream/11058/11115/8/Cap.5_Cenarios_para_a_seguranca.pdf

 

Dia Nacional da Conscientização sobre as Mudanças Climáticas: entenda os efeitos das emissões de CO2

Disponível em:

https://exame.com/esg/dia-nacional-da-conscientizacao-sobre-as-mudancas-climaticas-entenda-os-efeitos-das-emissoes-de-co2/

 

Instituto Água e Terra – Livro "O Paraná e suas águas"

Disponível em:

https://www.iat.pr.gov.br/Pagina/O-Parana-e-suas-aguas

https://www.iat.pr.gov.br/sites/agua-terra/arquivos_restritos/files/documento/2021-10/Apresenta%C3%A7%C3%A3o_PR_e_suas_Aguas.pdf

 

ANA - Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico

Disponível em:

https://dadosabertos.ana.gov.br/

 

MDR – Segurança Hídrica

Disponível em:

https://www.gov.br/mdr/pt-br/assuntos/seguranca-hidrica

 

#MudançasClimáticas #ClimateChange #recursoshidricos #segurançahidrica #dados #conscientizaçãoclima


Mais Notícias