As ações da primeira diretora executiva de calor da África para mitigar os efeitos do calor extremo

Como Eugenia Kargbo pretende ajudar na adaptabilidade do país ao aumento de temperatura causado pelas mudanças climáticas?

Autor
Observatório Sistema Fiep - 11/01/2023

Os países africanos são os mais afetados por eventos climáticos extremos decorrentes das mudanças climáticas, como ondas de calor, inundações, secas e incêndios florestais. A capital de Serra Leoa, Freetown, é uma das cidades que tem sido ameaçada por temperaturas consideradas perigosas. O risco à saúde causado pelo calor extremo é altamente desigual, afetando de forma mais severa as pessoas mais pobres que moram em centros urbanos. Por essa razão, criou-se, em 2021, um novo posto de direção executiva de calor (o primeiro no continente africano), ocupado por Eugenia Kargbo.

Eugenia, nascida em Freetown, assume a difícil tarefa de transformar a cidade em um local habitável e agradável de se viver, cenário que vivenciou no passado como moradora. O aumento das temperaturas e as mudanças climáticas, em combinação a décadas de desenvolvimento urbano descontrolado, transformaram a capital em um local sujeito a deslizamentos de terra mortais, inundações anuais e ondas de calor presentes em quase o ano inteiro. Kargbo afirma que o calor extremo impede as crianças de dormirem à noite, o que afeta diretamente o aprendizado e a produtividade dos pais.

Os desafios são árduos, visto que aproximadamente 60% da população vive em habitações improvisadas, muitas delas feitas com telhados e paredes de chapas de zinco, transformando as casas em verdadeiros fornos. Serra Leoa é um dos países mais pobres do mundo e foi apontado em 2017 pelo Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) como um dos 3 países mais vulneráveis às mudanças climáticas, atrás somente de Bangladesh e Guiné Bissau.

O trabalho de Eugenia é desenvolver capacidade adaptativa de Freetown e apresentar soluções inovadoras para os desafios enfrentados pela cidade. Há estratégias baseadas na natureza que, por serem econômicas e promissoras, podem ser implementadas, a exemplo dos esforços para plantar 1 milhão de árvores nas ruas da capital para ajudar na redução de temperatura. Outras ações executadas foram a instalação de jardins públicos, que servem como oásis de frescor, e a montagem de coberturas em mercados ao ar livre para proteger vendedores de peixes, carnes e vegetais. A diretora de calor também pretende pintar os telhados de prédios de branco para que possam refletir a luz ao invés de absorvê-la e instalar fontes de água públicas. Além disso, Kargbo é responsável pelas políticas de saneamento da cidade e comprometeu-se a substituir lixões ilegais por espaços verdes.

  

Acesse o Painel de Indicadores de Mudanças Climáticas de Curitiba: https://paineldemudancasclimaticas.org.br/

 

Fontes

 

Crise climática terá enorme impacto nas economias da África, aponta estudo

Disponível em:

https://umsoplaneta.globo.com/clima/noticia/2022/11/09/crise-climatica-tera-enorme-impacto-nas-economias-da-africa-aponta-estudo.ghtml

 

Africa’s first heat officer faces a daunting task

Disponível em:

https://www.bloomberg.com/news/features/2022-01-21/how-africa-s-first-heat-officer-confronts-climate-change

 

She is Africa’s first heat officer. Can she make her city livable?

Disponível em:

https://www.nytimes.com/2023/01/06/world/africa/eugenia-kargbo-chief-heat-officer-africa.html#:~:text=First%20Heat%20Officer.-,Can%20She%20Make%20Her%20City%20Livable%3F,the%20city%20combat%20rising%20temperatures.

 

Eugenia Kargbo

Disponível em:

https://time.com/collection/time100-next-2022/6213883/eugenia-kargbo/

 

 #MudançasClimáticas #ClimateChange #Adaptabilidade

 


Mais Notícias