Brasil na COP27

Quais temáticas o país leva para serem debatidas na conferência de 2022

Autor
Observatório Sistema Fiep - 16/11/2022

No dia 06 de novembro teve início a 27ª conferência do clima da Organização das Nações Unidas, a COP27. O evento, que recebe no Egito representantes de governos, do setor privado e a sociedade civil, vai até o dia 18 de novembro. A realização da COP é feita pela Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima, composta por 196 países e criada em 1992. Tem como objetivo o estabelecimento de compromissos globais para combater o aquecimento global frente aos problemas e efeitos que se intensificaram nas últimas décadas. O Brasil enviou este ano a segunda maior delegação do evento, com 574 participantes.

Em um país biodiverso como o Brasil, as crises climática e de perda de biodiversidade estão intrinsicamente ligadas. Nesse sentido, a Amazônia surge sempre como uma pauta bastante relevante. Na COP27 há um Consórcio dos Governadores da Amazônia Legal, com espaço próprio para tratar de agendas subnacionais como bioeconomia e agricultura de baixo carbono. A ideia é que a iniciativa ajude a atrair financiamento climático para o impulsionamento da nova economia da Amazônia. Com o desmatamento constante e crescente dos últimos anos, apenas combater a prática não será suficiente: é preciso que haja a promoção de uma nova bioeconomia, com geração de renda e emprego e agregação de valor e lucro aos processos produtivos.

O bioma do cerrado também foi alvo de reflexões durante a conferência. Um estudo inédito sobre a redução das vazões dos rios do Cerrado, desenvolvido pelo geógrafo Yuri Salmona, foi apresentado no dia 10/11. Segundo a pesquisa, os rios do cerrado, que são responsáveis por grande parte do abastecimento hídrico e da geração de energia elétrica do país, sofreram perda de 15,4% da sua vazão em decorrência dos desmatamentos e das mudanças climáticas entre 1985 e 2022.

Nesse contexto, o debate sobre financiamento climático de países mais ricos para os mais pobres é um dos mais importantes. É necessário que estes sejam capazes de reduzir as emissões de gases de efeito estufa sem comprometer a própria economia. No ano de 2009, participantes da COP estabeleceram o compromisso de criar um fundo anual de U$100 bilhões até 2020. No entanto, esse aporte nunca aconteceu. Mais de uma década depois, os impactos das mudanças climáticas estão mais claros e mais graves. Carecem, mais do que nunca, de ações e metas concretas, bem direcionadas e que tenham um aporte financeiro real capaz de sustentar as modificações necessárias para que seja possível superar com mais ferramentas as crises climáticas que enfrentamos e que enfrentaremos. O Brasil, levando em consideração sua biodiversidade e sua importância econômica e geopolítica, deve ser não somente um recebedor de financiamento, mas articulador dos mecanismos de suporte financeiro entre países ricos e nações mais vulneráveis.

           

Acesse o Painel de Indicadores de Mudanças Climáticas de Curitiba: https://paineldemudancasclimaticas.org.br/

 

Fontes

 

Qual Brasil vai para a COP27, conferência do clima da ONU.

Disponível em:

https://www.nexojornal.com.br/expresso/2022/11/05/Qual-Brasil-vai-para-a-COP27-confer%C3%AAncia-do-clima-da-ONU

 

CO27: Brasil pode articular ajuda a países vulneráveis às mudanças climáticas, diz pesquisador.

Disponível em:

https://g1.globo.com/meio-ambiente/cop-27/noticia/2022/11/06/cop-27-brasil-pode-articular-ajuda-a-paises-vulneraveis-as-mudancas-climaticas-diz-pesquisador.ghtml

 

COP27: Brasil tem 2ª maior delegação e países mandaram mais homens do que mulheres.

Disponível em:

https://mediatalks.uol.com.br/2022/11/11/cop27-brasil-tem-a-2o-maior-numero-de-delegados-e-paises-mandaram-mais-homens-do-que-mulheres-veja-dados/

 

3 temas que interessam o Brasil na COP27.

Disponível em:

https://www.wribrasil.org.br/noticias/3-temas-prioridades-brasil-cop27

 

COP27: cerrado desmatado pode reduzir águas nos rios em 1/3 e afetar geração de energia, indica estudo.

Disponível em:

https://www.bbc.com/portuguese/brasil-63562381

 

 

#COP27 #BrasilnaCOP27 #MudançasClimáticas


Mais Notícias