Capacidade de carga da Terra

efeitos da crise ambiental e climática são evidentes

Autor
Observatório Sistema Fiep - 15/08/2023

Em 2023, o Dia da Sobrecarga da Terra ocorreu em 2 de agosto. A data é calculada desde 1971 pela Global Footprint Network, marcando o momento em que a demanda anual por água, matérias-primas, solos e outros recursos excede a capacidade de regeneração global.

O Dia da Sobrecarga da Terra é a data do ano em que a demanda da humanidade por recursos naturais supera a capacidade do planeta de produzir ou renovar esses recursos ao longo de 365 dias. É como se ultrapassássemos o limite, entrando no vermelho e passando a usar o "cheque especial" da Terra.

É preocupante! Mas ainda há tempo de evitar as consequências mais trágicas.

O que está em jogo não é a vida do planeta. E sim, a própria perpetuação raça humana, passageira dessa nave há apenas 200 mil anos - a vida unicelular surgiu há 3,7 bilhões. No website do Museu do Amanhã, acompanhe artigos de especialistas e informações sobre os impactos da “era dos humanos” no planeta.

Situação só não é pior por causa do crescimento das energias renováveis ao redor do mundo. A equipe técnica do PIMCC – Painel de Indicadores de Mudanças Climáticas de Curitiba, considera que o setor de energia brasileiro é amplamente alicerçado no uso de fontes renováveis, baseado na geração por meio de hidroeletricidade e outras fontes sustentáveis (GOVERNO DO BRASIL. Disponível aqui). Em caso de estiagem, como em 2021, termoelétricas são acionadas como meio de manter o fornecimento em níveis normais. Contudo, a energia proveniente de termoelétrica, além de ser mais cara, é mais poluente em termos de emissão de gases de efeito estufa, o que aprofunda ainda mais as mudanças climáticas. Por outro lado, estas alterações climáticas afetam diretamente a dinâmica pluviométrica e da temperatura, os ventos e a incidência solar, entre outros fenômenos climáticos. Ou seja, ao mesmo tempo em que as fontes de energia renováveis representam uma alternativa para a mitigação das mudanças climáticas, também estão sujeitas aos impactos do próprio fenômeno. Acesse o portal, https://paineldemudancasclimaticas.org.br/simulador/index, nessa aba você pode escolher a composição da matriz energética residencial e não residencial em operação no ano de 2050.

 

Acesse o Painel de Indicadores de Mudanças Climáticas de Curitiba: https://paineldemudancasclimaticas.org.br/

Fontes

02 de agosto de 2023

Disponível em: https://www.wwf.org.br/overshootday/

 

Dia da Sobrecarga da Terra: momento de agir é agora

Disponível em: https://g1.globo.com/pr/parana/especial-publicitario/uniopet/opet-inovacao-em-rede/noticia/2023/08/02/dia-da-sobrecarga-da-terra-momento-de-agir-e-agora.ghtml

A humanidade já ultrapassou a capacidade de carga da Terra e os efeitos da crise ambiental e climática são evidentes

Disponível em: https://www.ecodebate.com.br/2023/08/02/dia-da-sobrecarga-da-terra-02-de-agosto-de-2023/

 

O que é o Dia da Sobrecarga da Terra?

Disponível em:  https://museudoamanha.org.br/pt-br/sobrecarga-da-terra-entenda

 

Terra atinge esgotamento dos recursos naturais para 2023

Disponível em:  https://canalsolar.com.br/terra-atinge-esgotamento-dos-recursos-naturais-para-2023/

 

#MudançasClimáticas #ClimateChange #meioambiente #sobrecargaTerra #recursosnaturais #crise


Mais Notícias