Cenários futuros e mudanças globais

Benny Dembitzer esteve em Curitiba e falou sobre capitalismo, globalização, desigualdade social e mudanças climáticas

Autor
Observatório Sistema Fiep - 09/09/2022

Benny Dembitzer foi membro da equipe que, em 1985, ganhou o Nobel da Paz. O economista britânico é especializado em economia de países em desenvolvimento e esteve em Curitiba no dia 22 de agosto de 2022 com a palestra “Recuperando o nosso planeta: cenários futuros e mudanças globais – economia, sociedade e meio ambiente”. No evento, que aconteceu na UniCuritiba, Benny destacou a importância das ações individuais, afirmando que são elas que irão mudar o mundo. O indivíduo pode, por exemplo, fazer a escolha de fazer suas compras em um pequeno comércio local ao invés de comprar de grandes empresas.

 A globalização foi, segundo o professor, apresentada como o início de uma nova Era que melhoraria o mundo. No entanto, atualmente vivemos em um mundo onde temos a ilusão de escolhas, mas na verdade as escolhas são feitas por quem tem o poder, a exemplo das grandes corporações. A globalização não funcionou em vários aspectos, dentre eles fornecer proteção contra a destruição ambiental.

É necessário, de acordo com o palestrante, recriar um sistema econômico em que as pessoas sejam importantes, tendo em vista que a economia é uma ciência social. O capitalismo, como afirmou Schumpeter, tem a incrível capacidade de morrer e ressuscitar, se adaptando às circunstâncias. No entanto, falhou na tarefa de evitar o seu próprio colapso. Para Benny, existe uma “pobreza da economia”, que mede o progresso por meio do PIB e subvaloriza os recursos naturais. O economista afirma que não há liberdade em um planeta em chamas e onde a desigualdade prospera.

Benny acredita que a pobreza e a fome em grande parte da África Subsaariana (um dos locais onde trabalhou) deve-se às mudanças físicas, incluindo o aquecimento global que afeta os trópicos mais que as partes do mundo que estão ao norte, diminuindo a disponibilidade de água e aumentando a erosão do solo e o desmatamento. Como soluções para os problemas globais, o economista aponta a necessidade de apoiar as necessidades comuns – como educação para todos – e compreender o papel crucial das mulheres e a centralidade da agricultura.

             

Acesse o Painel de Indicadores de Mudanças Climáticas de Curitiba: https://paineldemudancasclimaticas.org.br/

 

Fontes

Benny’s Page.

Disponível em:

<https://www.grassrootsmalawi.org/bennyspage>

 

The famine next door: Africa is burning, the north is watching.

Disponível em:

<https://www.eces.org.eg/cms/NewsUploads/Pdf/2019_12_4-17_16_1420190904%20Prof.%20Benny%20Dembitzer.pdf>

 

Prêmio Nobel da Paz vem a Curitiba para falar sobre mudanças globais e o futuro do planeta.

Disponível em:

<https://reinaldobessa.com.br/premio-nobel-da-paz-vem-a-curitiba-para-falar-sobre-mudancas-globais-e-o-futuro-do-planeta/>

 

#climacuritiba #curitiba #mudancasclimaticas


Mais Notícias