Combustível sustentável

a importância da adoção de combustíveis sustentáveis na indústria da aviação

Autor
Observatório Sistema Fiep - 01/12/2023

A descarbonização do planeta é um dos principais objetivos dos países no intuito de aliviar as mudanças climáticas. Um dos setores que enfrenta grandes desafios para passar pelo processo de descarbonização, é o de transporte aéreo, responsável por 2% das emissões globais de gases de efeito estufa.

A Gulfstream Aerospace alcançou um marco ao completar o primeiro voo transatlântico, no último dia 20, usando exclusivamente combustível de aviação sustentável (SAF).
A missão, realizada com um Gulfstream G600 equipado com motores Pratt & Whitney alimentados por 100% de SAF, destaca o potencial dos combustíveis renováveis na aviação.
O SAF no voo foi fornecido pela World Fuel Services e produzido pela World Energy. Composto totalmente por ésteres e ácidos graxos hidroprocessados (HEFA puro), o SAF reduz as emissões de CO2 em pelo menos 70% ao longo de seu ciclo de vida em comparação com o combustível fóssil, contribuindo para mitigar o impacto ambiental da aviação. Os dados coletados impulsionarão a avaliação da compatibilidade das aeronaves com futuros combustíveis de baixo teor de carbono, enxofre e aromáticos, principalmente em temperaturas frias e para voos de longa duração.
O SAF utilizado reduz significativamente as emissões de CO2, contribuindo para metas de descarbonização na aviação executiva.
De acordo com a Associação Internacional de Transportes Aéreos (IATA), há, atualmente, cerca de 100 projetos de fabricação de SAF em 30 países, a maioria nos Estados Unidos e na Europa. A partir de 2027, os aviões não poderão trafegar em vários destinos internacionais se não compensarem as emissões de gases do efeito estufa (GEE) por meio da compra de créditos de carbono ou do abastecimento com uma mistura mínima de SAF.

No Brasil, com auxílio dos Institutos SENAI de Inovação, o tema tem ganhado relevância nessa corrida estratégica. Em colaboração com a Agência de Cooperação Internacional Alemã GIZ (Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit), o Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER), situado em Natal, no Rio Grande do Norte, desenvolveu um método inovador para a produção de SAF, tendo como matéria-prima a glicerina resultante da produção de biodiesel, que tem alto valor energético, mas baixo valor comercial. O início do processo, de acordo com o coordenador de pesquisa e desenvolvimento (P&D) do Instituto, Antonio Medeiros, consiste em quebrar as moléculas da glicerina que estão no estado líquido e transformar através de processos químicos e industriais em hidrogênio (H2) e monóxido de carbono (CO). Nesse processo, a emissão de dióxido de carbono (CO2) é praticamente nula. 

Acesse o posicionamento da ABEAR – Associação Brasileira das Empresas Aéreas – de forma a viabilizar sua produção em larga escala no país. O Brasil pode se tornar um dos grandes produtores do SAF (Combustível Sustentável de Aviação) do mundo.

 

Acesse o Painel de Indicadores de Mudanças Climáticas de Curitiba: https://paineldemudancasclimaticas.org.br/

 

Fontes

Conheça o SAF: combustível inovador pode ser produzido no Brasil e transformar a aviação mundial

Disponível em: https://g1.globo.com/fantastico/noticia/2023/11/26/conheca-o-saf-combustivel-inovador-pode-ser-produzido-no-brasil-e-transformar-a-aviacao-mundial.ghtml

 

SENAI desenvolve combustíveis sustentáveis para garantir meta de descarbonização do setor aéreo

Disponível em: https://noticias.portaldaindustria.com.br/noticias/sustentabilidade/senai-desenvolve-combustiveis-sustentaveis-para-garantir-meta-de-descarbonizacao-do-setor-aereo/

 

Brasil inaugura primeira planta piloto para produzir combustível sustentável de aviação; infraestrutura foi instalada no RN

Disponível em: https://www.rn.senai.br/brasil-inaugura-primeira-planta-piloto-para-produzir-combustivel-sustentavel-de-aviacao-infraestrutura-foi-instalada-no-rn/

 

Posicionamento ABEAR – Programa Combustível do Futuro

Disponível em: https://www.abear.com.br/imprensa/agencia-abear/noticias/posicionamento-abear-programa-combustivel-do-futuro/#:~:text=A%20Associa%C3%A7%C3%A3o%20Brasileira%20das%20Empresas,Avia%C3%A7%C3%A3o%20(SAF)%20no%20pa%C3%ADs.

 

LATAM acredita que o Brasil tem potencial para liderar produção de combustível sustentável (SAF)

Disponível em: https://aeroin.net/latam-acredita-que-o-brasil-tem-potencial-para-liderar-producao-de-combustivel-sustentavel-saf/

 

Paraná lança projeto pioneiro que busca produção de combustível renovável de aviação

Disponível em: https://www.aen.pr.gov.br/Noticia/Parana-lanca-projeto-pioneiro-que-busca-producao-de-combustivel-renovavel-de-aviacao

 

Sustentabilidade VoeAzul

Disponível em: Sustentabilidade (voeazul.com.br)

 

#MudançasClimáticas #ClimateChange #meioambiente #sustentabilidade #inovaçãosustentável #combustívelsustentável


Mais Notícias