Descarbonização da Indústria

Desafios e Oportunidades na Economia de baixo carbono

Autor
Observatório Sistema Fiep - 27/10/2023

Nos últimos anos, a descarbonização passou a ocupar posição central nas pautas estratégicas globais. Organizações e governos vêm buscando alinhamentos em relação a compromissos pela redução e compensação das emissões atmosféricas.
A fim de evidenciar oportunidades e desafios para o setor industrial, o Sistema Fiep, Confederação Nacional da Indústria (CNI), Invest Paraná e a empresa GSS Carbono e Bioinovação trataram a economia de baixo carbono em evento presencial no último dia 25 de outubro.

A programação contou com explanação das perspectivas do mercado regulado de carbono; gestão climática; oportunidades da economia de baixo carbono e cases de indústrias instaladas no Paraná: Klabin e Electrolux.

Para a analista de negócio do Sistema Fiep, Amanda Lisboa, “O evento possibilitou aos convidados um melhor entendimento das expectativas do mercado regulado, assim como evidenciou a relevância da gestão climática nas organizações, visando o cumprimento das metas de redução e compensação de emissão de gases de efeito estufa. Além disso, através da apresentação de cases de empresas que possuem elevado nível de maturidade no que diz respeito aos compromissos globais, como o Acordo de Paris e a NDC brasileira, as empresas puderam ter uma percepção de como podem atuar na prática e mobilizar iniciativas dentro dos seus setores, abarcando ganhos ambientais, econômicos e diferencial competitivo. É fundamental a organização de eventos que tratem dessa temática e que facilitem o entendimento de um assunto tão complexo como a descarbonização da indústria, para que as empresas entendam o seu papel e identifiquem as oportunidades na economia de baixo carbono”.

Em paralelo, a nova política industrial, de autoria do governo federal, conta com sugestões do setor produtivo. A Confederação Nacional da Indústria (CNI) criou um Plano de Retomada da Indústria, com quatro missões estratégicas, dentre as quais estão incluídas a descarbonização da economia.

Além disso, a neoindustrialização brasileira precisa estar alinhada às demandas do desenvolvimento sustentável, como a transição energética, por exemplo, principalmente devido aos impactos associados às mudanças climáticas, visando o cumprimento das metas de redução de gases do efeito estufa (GEEs).

A chamada transição energética – substituição da geração e consumo de energia a partir de combustíveis fósseis (aqueles com alto teor de carbono) por fontes renováveis – é considerada fundamental pelos especialistas para um futuro mais sustentável. A jornada da Gestão Climática partiu da sensibilização, evoluiu para os inventários das emissões de gases de efeito estufa, culminou em planos de mitigação e precificação de carbono. Mais recentemente, a iniciativa Science Based Targets (SBTi) mobiliza as empresas para que adotem metas baseadas na ciência para a redução de suas emissões de GEE, alinhadas também às metas estabelecidas pelo Acordo de Paris, impulsionando a transição rumo a uma economia de baixo carbono. Os planos de adaptação climática, a pegada de carbono e a compensação das emissões de GEE são marcos importantes na trajetória de atendimento à crise climática.

 

Acesse o Painel de Indicadores de Mudanças Climáticas de Curitiba: https://paineldemudancasclimaticas.org.br/

 

Fontes

Evento na Fiep reúne empresários para debater oportunidades na economia de baixo carbono

Disponível em: https://agenciafiep.com.br/2023/10/25/evento-na-fiep-reune-empresarios-para-debater-oportunidades-na-economia-de-baixo-carbono/

 

Especialistas defendem descarbonização da indústria para reduzir gases do efeito estufa

Agência Câmara de Notícias

Disponível em: https://www.camara.leg.br/noticias/992780-especialistas-defendem-descarbonizacao-da-industria-para-reduzir-gases-do-efeito-estufa/

 

Relatório revela a maior emissão em quase duas décadas

Disponível em: https://ipam.org.br/relatorio-revela-a-maior-emissao-em-quase-duas-decadas/

 

Descarbonização da indústria: conheça as principais práticas

Disponível em: https://digital.futurecom.com.br/transformacao-digital/descarbonizacao-da-industria-conheca-principais-praticas

 

Sustentabilidade nos negócios: futuro para a sociedade.

Disponível em: https://www.gss.eco/

Agentes do Clima

Disponível em: https://www.gss.eco/agentes-do-clima

 

Democratização climática.

Disponível em: https://www.repenso.eco/

 

Nova política industrial vai abordar a descarbonização da economia e transformação digital

Disponível em: https://exame.com/esferabrasil/nova-politica-industrial-vai-abordar-a-descarbonizacao-da-economia-e-transformacao-digital/

 

Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial (CNDI)

Disponível em: https://www.gov.br/mdic/pt-br/assuntos/noticias/informes/cndi

 

Science Based Targets

Disponível em: https://pactoglobal.org.br/pg/science-based-targets#:~:text=A%20iniciativa%20Science%20Based%20Targets%20(SBTi)%20mobiliza%20as%20empresas%20para,uma%20economia%20de%20baixo%20carbono.

 

#MudançasClimáticas #ClimateChange #meioambiente #descarbonização

#neoindustrialização #bioinovação #ScienceBasedTargetsSBTi


Mais Notícias