Inovação Urbana pela Sustentabilidade

2º Encontro Regional ICLEI Sul

Autor
Observatório Sistema Fiep - 21/08/2023

Realizado em Porto Alegre entre os dias 16 e 18 de agosto de 2023, o encontro reuniu os 14 governos locais associados ao ICLEI no Sul do Brasil e seus parceiros (academia, setor privado e sociedade civil), assim como outros atores interessados no desenvolvimento urbano sustentável, para discutir as melhores práticas de implementação de iniciativas de inovação, regulamentações e planos alinhados com as pautas de planejamento urbano e sustentabilidade.

O evento contou com a participação de técnicos renomados, que trouxeram suas experiências e pesquisas para colaborar com a qualificação e troca de experiências dos participantes. Para além das mesas redondas e painéis sobre inovação, sustentabilidade e planejamento urbano, o Encontro também promoveu o Demo Day da 2ª rodada do ICLEI Innovation, em que as startups aceleradas mostraram seus resultados.

O Encontro Regional ICLEI Sul configura-se como o terceiro da série neste ano, que começou com o 2º Encontro Regional Nordeste, que discutiu o tema “Cidades, Clima e Natureza” na cidade de Natal, Rio Grande do Norte, e o 2º Encontro Nacional 4 ICLEI Brasil, que teve como temática “Cidades Sustentáveis: Soluções baseadas na Natureza e Energias Renováveis” que ocorreu na cidade de Palmas, Tocantins.

A experiência do Painel de Indicadores de Mudanças Climáticas de Curitiba foi apresentada no painel “Cidades Inteligentes pelo clima: o uso de dados como ferramenta para a sustentabilidade”. Ocasião que propiciou a discussão sobre como a gestão e o uso de dados podem auxiliar a administração pública no enfrentamento e adaptação à crise climática, além de servirem como ferramenta para a elaboração de estudos.

Nosso Painel de Indicadores de Mudanças Climáticas de Curitiba é uma ferramenta para a tomada de decisões relacionadas à implementação de políticas voltadas ao enfrentamento das mudanças climáticas no município. No painel, a comunidade curitibana, elaboradores e implementadores de políticas podem consultar, num só lugar, indicadores relacionados às causas e ao impacto das mudanças climáticas no âmbito de Curitiba. Podem também simular cenários de emissões líquidas de gases de efeito estufa no município, com vistas a avaliar as possibilidades de se atingir a neutralidade de carbono até 2050, prevista pelo Plano de Adaptação e Mitigação das Mudanças Climáticas de Curitiba (PlanClima). O painel disponibiliza também documentos relevantes relacionados às mudanças climáticas. Já somos uma comunidade engajada com o tema, temos 8 mil acessos na plataforma, sendo mais de 70 mil leituras/consultas de informação na plataforma realizadas pelos mais de 300 usuários. Venha participar dessa rede de especialistas em clima!

  

Acesse o Painel de Indicadores de Mudanças Climáticas de Curitiba: https://paineldemudancasclimaticas.org.br/

 

Fontes

ICLEI Governos locais pela sustentabilidade

Disponível em: https://americadosul.iclei.org/

 

2º Encontro Regional ICLEI Sul - destaques da programação - 16 a 18 de agosto, Farol Santander, Porto Alegre (RS)

Disponível em: https://americadosul.iclei.org/contagem-regressiva-para-o-2o-encontro-regional-iclei-sul/

 

Porto Alegre recebe encontro regional sobre sustentabilidade

Disponível em: https://prefeitura.poa.br/smamus/noticias/porto-alegre-recebe-encontro-regional-sobre-sustentabilidade

 

Porto Alegre recebe encontro regional sobre sustentabilidade

Disponível em: https://www.instagram.com/stories/highlights/17991666598930410/

 

 

#MudançasClimáticas #ClimateChange #meioambiente #ICLEI #EncontroRS #cidadesinteligentes #dados #ferramentaeclima #sustentabilidade


Mais Notícias