Projetos de Economia circular

São vencedores na edição Climathon UniOpet 2023

Autor
Observatório Sistema Fiep - 15/12/2023

Climathon UniOpet 2023: é tempo de ser mudança! Evento foi realizado em Curitiba no mês de outubro, hackathon de 12 horas reuniu 150 participantes e premiou iniciativas voltadas à economia circular desenvolvidas por universitários e empreendedores. O Climathon é desenvolvido desde 2015 envolvendo cerca de 600 organizadores, 1.000 eventos e mais de 30.000 participantes em todo o mundo, é planejado e coordenado por organizadores e organizações independentes, onde os participantes colaboram para enfrentar os desafios climáticos locais. O hackathon estimulou os participantes a desenvolverem soluções de combate às mudanças climáticas em projetos de economia circular que atendam às necessidades locais, contando com apoio das empresas Condor, Bosch e iCities, além do Vale do Pinhão. Ao reunir em um espaço de networking empreendedores e líderes locais, o Climathon reforça a formação cidadã dos profissionais envolvidos. O grupo Ciclo Verde ficou em 1º lugar; o 2º lugar, ficou com os participantes do grupo Ecoloop e os participantes do grupo Challenge, 3º lugar.

O projeto vencedor foi criado por Mayara Bernardina Azevedo, Marcos Vinicius Joaquim Roseno, Fernanda Finkler Lachowski e Raian Moreira da Silva. “Nosso grupo Ciclo Verde se conheceu um dia antes do hackathon e foi interessante termos esse perfil multidisciplinar.

Na proposta haveria ‘eco créditos’ no comércio local, com desconto nos preços dos mercados credenciados, o que incentivaria o consumo local pelos cidadãos”, explica Raian. Para a designer gráfica e integrante do grupo vencedor, Fernanda Finkler Lachowski “O ECOnomiza visa trazer uma nova abordagem para a reciclagem urbana, conectando coletores, empresas de reciclagem e comerciantes locais em um ecossistema sustentável. Temos a expectativa não apenas de melhorar as condições de trabalho dos coletores de recicláveis, mas também estimular o comércio local e promover a sustentabilidade ambiental. O próximo passo é visitar e conversar com pessoas das cooperativas de reciclagem para entender de perto as necessidades e como podemos ajudar de fato. Após isso, vamos buscar mentores interessados para nos ajudar a mitigar alguns riscos que apontamos.”

O Sistema Fiep publicou o Roadmap Economia Circular 2031 que apresenta uma agenda convergente de ações a curto, médio e longo prazo capazes de concretizar a visão de futuro:

Ser referência nacional em economia circular orientada à competitividade e sustentabilidade.

A temática Economia Circular é pauta nas ações do Ínpar – Instituto Paranaense de Reciclagem por meio de apoio à Associações de Reciclagem, promoção de ações de sensibilização e educação ambiental em conjunto com prefeituras municipais e outras entidades, ações de mobilização com diferentes atores da sociedade em prol da destinação adequada de resíduos, participação em eventos técnicos e realização de projetos especiais.

Em paralelo a iniciativa do Governo do Estado que reconhece e incentiva as boas práticas de sustentabilidade, via Selo Clima, (atestando empresas e instituições que, voluntariamente, medem, divulgam e adotam medidas para reduzir a pegada de carbono e combater as mudanças climáticas). Em 2023 a outorga dos selos aconteceu durante o Seminário Paranaense de Logística Reversa, promovido pela Fiep em novembro, 132 organizações tiveram suas inscrições aprovadas, número recorde de participantes, o qual demonstra o crescente engajamento e a conscientização das organizações paranaenses com a agenda climática.

 

Acesse o Painel de Indicadores de Mudanças Climáticas de Curitiba: https://paineldemudancasclimaticas.org.br/

 

Fontes

Projeto de logística reversa que beneficia catadores de resíduos vence o Climathon UniOpet 2023

Disponível em: https://g1.globo.com/pr/parana/especial-publicitario/uniopet/opet-inovacao-em-rede/noticia/2023/10/31/projeto-de-logistica-reversa-que-beneficia-catadores-de-residuos-vence-o-climathon-uniopet-2023.ghtml

 

Instagram UniOpet

Disponível em: https://www.instagram.com/p/CzE3uGWuT6d/?utm_source=ig_web_copy_link&igshid=N2ViNmM2MDRjNw%3D%3D

 

Instituto Paranaense de Reciclagem

Disponível em: https://www.inpar.eco.br/

 

Roadmap Economia Circular 2031

Disponível em: https://obshub.com.br/pub/rotas-2031/eco-circular.pdf

 

Climathon 2023

Disponível em: https://paineldemudancasclimaticas.org.br/noticia/climathon-2023

 

Sustentabilidade: cerimônia de outorga do Selo Clima Paraná será nesta quinta-feira

Disponível em: https://www.aen.pr.gov.br/Noticia/Sustentabilidade-cerimonia-de-outorga-do-Selo-Clima-Parana-sera-nesta-quinta-feira

 

Projeto EcoNomiza vence Climathon UniOpet

Disponível em: https://www.bemparana.com.br/publicacao/blogs/conexaobusiness/projeto-economiza-vence-climathon-uniopet/

 

Katalisar

Disponível em:

https://www.linkedin.com/feed/update/urn:li:activity:7132737423481946113/

 

 

#MudançasClimáticas #ClimateChange #EconomiaCircular #LogisticaReversa #INPAR


Mais Notícias