Simula CO2 Curitiba

Esta ferramenta permite que você explore cenários, políticas e mudanças de hábitos da comunidade curitibana e seus efeitos nas emissões líquidas de CO2 na cidade.

Há um cenário atual que mostra a provável evolução de emissões de Curitiba até 2050, e que se baseia na tendência do crescimento econômico e populacional.

Por meio das abas de "Descarbonização", "Áreas Verdes", "Transportes" e "Energia", é possível simular cenários alternativos e compará-los com o cenário atual.

Para tanto, basta clicar nas abas correspondentes, escolher novos valores para as políticas e mudanças de hábitos, e clicar em "Simular". Caso queira restaurar a ferramenta aos valores correspondentes ao cenário atual, basta clicar em "Restaurar".

No recurso abaixo, você pode escolher o ano de início das políticas e mudanças de hábitos nas abas "Descarbonização", "Transportes" e "Energia"; as mudanças feitas na aba "Área Verde" iniciam-se já em 2023.

Arraste para alterar os dados.

Para mais informações sobre o modelo, acesse a nota metodológica.

2021
2040

A descarbonização consiste na redução das emissões de CO2 para cada unidade de Produto Interno Bruto (PIB). Uma taxa de descarbonização de -2, por exemplo, reflete uma economia capaz de produzir os mesmos bens e serviços ano após ano e, ao mesmo tempo, reduzir suas emissões de CO2 em 2% anualmente.

Nesta aba, o usuário pode escolher a taxa de descarbonização a vigorar a partir do "Ano de início das políticas públicas" escolhido na aba "Início".

Arraste para alterar a taxa de descarbonização.

-5
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As áreas verdes são importantes instrumentos de mitigação dos efeitos das mudanças climáticas, visto que estas têm a capacidade de remoção de CO2 da atmosfera.

Por meio dos controladores, você poderá estabelecer a área em hectares a ser adicionada anualmente até 2050 em Reserva Particular do Patrimônio Natural Municipal (RPPNM) e Unidades de Conservação Municipal (UCM).

Arraste para alterar os dados.

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10
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A escolha de diferentes meios de deslocamento, como ônibus, carros, bicicleta, caminhada e motocicleta, implica diferentes impactos nas emissões de CO2. No caso dos veículos com motor a combustão, sua substituição por veículos elétricos está associada a níveis mais baixos de emissões.

Nesta aba, pode-se escolher a participação de cada meio de deslocamento no total de quilômetros rodados em 2050, bem como a porcentagem de veículos elétricos nos transportes individual e público naquele mesmo ano. A transição para o cenário de 2050 se inicia no "Ano de início das políticas públicas" escolhido na aba "Início".

Os dados referentes ao ano inicial são oriundos da plataforma Google Environmental Insights Explorer (EIE).

** A porcentagem de quilômetros percorrida por ônibus se mantém constante ao longo dos anos por conta de uma limitação metodológica. Isso se dá em vista da falta de informações suficientes sobre a substituição de ônibus por carros em relação a lotação média.

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O consumo de energia de diferentes fontes, nos âmbitos residencial e não residencial, acarreta diferentes níveis de emissões de CO2.

Nesta aba, o usuário pode escolher a composição da matriz energética residencial e não residencial em operação no ano de 2050. A transição para o cenário escolhido inicia-se no "Ano de início das políticas públicas" escolhido na aba "Início".

Os dados referentes ao ano inicial são oriundos da plataforma Google Environmental Insights Explorer (EIE).

Arraste para alterar os dados.