Para a definição dos eixos temáticos, foram selecionados mais de 80 relatórios, artigos e planos de governo cujos conteúdos foram analisados e sistematizados. Entre as instituições autoras dos documentos estão: UN Environment, Oxfam, World Meteorological Organization, PNUD, IPCC, OCDE, U.S. Global Change Research Program, UN Water, United in Science, CEPAL, World Health Organization, European Environment Agency, C40 Cities, European Commission, CGEE e Banco Mundial. A partir dos documentos, foi constituída uma matriz estruturada composta pelos eixos temáticos de cada um dos arquivos analisados, detalhando, caso houvesse, os indicadores/metas usados como métrica. Após esta revisão, foi realizada uma análise dos eixos passíveis de agregação, bem como a reorganização de acordo com a realidade curitibana. Por fim, foi realizada a revisão e formulada a definição para cada um dos eixos resultantes da matriz. 

A validação dos eixos temáticos contou com a colaboração de atores locais em um evento realizado no dia 16 de março de 2021, Dia Nacional da Conscientização sobre Mudanças Climáticas. Nesse dia, 33 especialistas da academia, do terceiro setor, do setor público e da sociedade civil se reuniram para discutir a proposta previamente formulada por meio da revisão bibliográfica. A partir das observações dos especialistas durante o encontro, a definição e a composição dos eixos foram reorganizadas, resultando em uma proposta final com seis eixos temáticos. 

  • Energia - Temas relacionados à produção e ao consumo de energia, à eficiência energética e à participação das diferentes fontes de produção e de consumo de energia elétrica em Curitiba, entre outros aspectos desta temática. 
  • Mobilidade e Transporte - Aspectos orientados à mobilidade urbana, considerando a matriz energética, o número de veículos, a mobilidade ativa e o transporte coletivo, entre outros fatores que influenciam esta temática. 
  • Saneamento - Elementos relacionados ao planejamento de infraestrutura de drenagem urbana, à gestão dos recursos hídricos, de resíduos e a outros aspectos relativos ao saneamento. Entre os pontos considerados estão o acesso à água potável, o consumo, a qualidade e a segurança hídrica, a geração de resíduos, a coleta, o tratamento e a disposição final. 
  • Qualidade Ambiental e Urbana – Fatores que influenciam a manutenção dos serviços ecossistêmicos e promoção de serviços ambientais no meio urbano que afetam diretamente a qualidade de vida da população, e que colaboram nas estratégias de mitigação e adaptação ao enfrentamento das mudanças do clima. Neste contexto, envolve questões ligadas à qualidade do ar, à biodiversidade, ao uso da terra, às características das dinâmicas da temperatura e da precipitação e aos eventos extremos, entre outros. 
  • Socioeconômico - Elementos sociais e econômicos da população, destacando aspectos relacionados à educação, à saúde, ao emprego, à renda, à vulnerabilidade aos eventos climáticos extremos e ao engajamento social, entre outros. 
  • Estratégias e Políticas - Questões relacionadas à prontidão do município para enfrentar os desafios das mudanças climáticas, considerando a disponibilidade de dados, os recursos e o engajamento de atores. 

Para a seleção de indicadores, foi realizada novamente uma extensa revisão bibliográfica em que foram revisadas 94 referências, totalizando cerca de 1.170 indicadores, os quais foram sintetizados e revistos de acordo com a realidade curitibana. Por fim, usando como base a síntese construída, foi realizada a prospecção de bases de dados para a pesquisa e análise de possíveis indicadores, considerando nesse momento a disponibilidade de dados. Um esquema da metodologia adotada pode ser visto abaixo: 

A prospecção de bases de dados permitiu maior clareza sobre quais dados de acesso público estão disponíveis para a cidade. Também permitiu a identificação de indicadores aos quais poderíamos ter acesso através de parcerias e convênios com instituições-chaves e colaboradoras do projeto. Inicialmente, foram elaboradas propostas de indicadores para cada um dos eixos temáticos, os quais tiveram sua relevância dentro do contexto de mudanças climáticas avaliada por meio de questionários enviados aos especialistas. Além disto, nesta primeira interação, os especialistas puderam também sugerir outros indicadores e/ou recortes relevantes para o projeto. A proposta final, que integra a revisão bibliográfica e os resultados dos questionários, será validada no 2º Encontro de Especialistas a ser realizado no dia 4 de agosto de 2021. 

A partir das observações dos especialistas durante o encontro, juntamente com a revisão bibliográfica e os resultados dos questionários, uma proposta final de indicadores por eixo temático foi elaborada para compor o Painel de Indicadores de Mudanças Climáticas de Curitiba.