Empregos Verdes

Green Skills, tendência em sustentabilidade

Autor
Observatório Sistema Fiep - 22/03/2024

O conceito de “emprego verde” teve sua origem em um estudo da Organização Internacional do Trabalho (OIT) em 2009. Agora, com o crescente foco nos critérios ESG (ambientais, sociais e de governança) por parte das empresas, o termo ressurge com força total.

Empregos verdes são mais do que apenas ocupações. São agentes de transformação que diminuem o impacto ambiental das empresas e dos setores econômicos para níveis sustentáveis. Sua missão principal é preservar os ecossistemas e a biodiversidade; reduzir o consumo de energia, materiais e água por meio de estratégias altamente eficientes; descarbonizar a economia; e minimizam ou evitam todas as formas de poluição ou geração de resíduos. Os empregos sustentáveis podem surgir em todos os setores e organizações, em áreas urbanas ou rurais, variando do trabalho manual ao qualificado, e em todos os países, independentemente do estágio de desenvolvimento.

O aumento da preocupação com a sustentabilidade e seu impacto econômico tem levado as empresas a procurar profissionais ou colaboradores com “Green Skills” (competências verdes) ou Talentos Verdes (Habilidades Verdes/Habilidades Sustentáveis/Habilidades Ecológicas), que possuam habilidades para implementar ações com foco na sustentabilidade e no desempenho econômico do negócio. A crescente demanda por profissionais qualificados reflete a urgência no combate às mudanças climáticas, destacando que as ações tomadas agora, vão definir o quão habitável estará o nosso planeta nas próximas décadas para as gerações futuras.

Os setores com uma demanda crescente por empregos verdes incluem energia, design, agricultura, transporte, turismo e o setor financeiro, o qual, facilita investimentos em novas infraestruturas e inovações para o desenvolvimento de tecnologias relacionadas às mudanças climáticas. O mercado de trabalho verde é promissor e tem um grande potencial de expansão à medida que projetos de desenvolvimento sustentável se tornam mais difundidos em diversas áreas.

As habilidades verdes, ou “green skills”, são competências necessárias para realizar trabalhos seguindo as melhores práticas de ESG (Environmental, Social and Governance), que essencialmente se trata da criação de valor econômico para as empresas combinando responsabilidade consciente com um desenvolvimento sustentável. Segundo a Unido (Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial), o Índice de Habilidades Gerais Verdes identifica quatro grupos de tarefas de trabalho especialmente relevantes para ocupações verdes:

·         Habilidades técnicas e de engenharia: habilidades básicas que englobam as competências envolvidas no projeto, construção e avaliação de tecnologia, geralmente dominadas por engenheiros e técnicos. Esses conhecimentos são essenciais para construções ecológicas, projetos de energia renovável e projetos de pesquisa e desenvolvimento (P&D) de eficiência energética.

·         Habilidades científicas: habilidades decorrentes de amplos campos de conhecimento e essenciais para atividades de inovação. Essas habilidades são muito procuradas no setor de serviços públicos, que fornece serviços básicos como água, saneamento e eletricidade.

·         Habilidades de gestão operacional: conhecimento relacionado à mudança na estrutura organizacional, juntamente com uma visão integrada da empresa através da gestão do ciclo de vida, economia circular, produção enxuta com colaboração de agentes externos. Essas habilidades são importantes para profissionais como engenheiros de vendas, analistas de mudança climática, especialistas em sustentabilidade, diretores de sustentabilidade e planejadores de transporte.

·         Habilidades de monitoramento: aspectos técnicos e legais das atividades comerciais que são fundamentalmente diferentes das habilidades da engenharia ou ciência. Elas referem-se às habilidades necessárias para avaliar a conformidade com critérios técnicos e padrões legais. Exemplos incluem inspetores de conformidade ambiental, técnicos de monitoramento nuclear, gerentes de emergência e assistentes jurídicos.

·         Além dessas habilidades, os valores, percepções e atitudes voltadas para a sustentabilidade, bem como uma variedade de habilidades interpessoais, são considerados cada vez mais importantes. A criatividade, a adaptabilidade, a resiliência e até mesmo a empatia são consideradas essenciais.

 As “green skills” não apenas se relacionam com a sustentabilidade, mas também com a reputação das empresas, promovendo uma imagem positiva e diferenciando-as, o que pode gerar uma vantagem competitiva significativa. Uma empresa ou serviço pode ser considerado como possuindo habilidades verdes quando adota as seguintes práticas:

·         Incorpora ações sustentáveis em todos os setores da empresa, adotando práticas que vão desde a gestão dos recursos naturais até a promoção de uma cultura organizacional focada na sustentabilidade.

·         Implementa tecnologias e soluções sustentáveis para economia de energia e água em suas operações, além de prevenir a poluição e gerenciar resíduos para minimizar os danos causados pelas atividades empresariais ao meio ambiente.

·         Busca profissionais capazes de adotar medidas sustentáveis em suas áreas de atuação, valorizando suas habilidades verdes.

·         Implanta métodos de cultivo que reduzem o uso de pesticidas, promovem a biodiversidade e diminuem a degradação do solo, garantindo ao mesmo tempo a produção de alimentos.

·         Planeja estrategicamente para se adaptar às novas necessidades da natureza e da sociedade, considerando as demandas e desafios ambientais presentes e futuros.

·         Desenvolve uma cultura organizacional sustentável.

·         Investe em certificações e selos de sustentabilidade.

 

Desenvolver “habilidades verdes” torna-se essencial para que profissionais e empresas participem ativamente de um futuro sustentável, contribuindo para a preservação dos recursos naturais e para mitigar os efeitos das mudanças climáticas no mundo.

 

Acesse o Painel de Indicadores de Mudanças Climáticas de Curitiba: https://paineldemudancasclimaticas.org.br/

 

Fontes

 Como desenvolver habilidades verdes: saiba o que são green skills

Disponível em: https://exame.com/carreira/guia-de-carreira/como-desenvolver-habilidades-verdes-saiba-o-que-sao-green-skills/

 

Emprego verde: Conheça a nova tendência que vem gerando empregos

Disponível em: https://feedtv.news/sus-esg/emprego-verde-conheca-a-nova-tendencia-que-vem-gerando-empregos/

 

Empregos Verdes

Disponível em: https://www.ilo.org/lisbon/temas/WCMS_650825/lang--pt/index.htm

 

Green Industrial Skills for a Sustainable Future

Disponível em: https://www.lkdfacility.org:9000/wp-content/uploads/2022/09/LKDForum-2020_Green-Skills-for-a-Sustainable-Future.pdf

 

Green skills: descubra as habilidades mais desejada pelo mercado ESG

Disponível em: https://exame.com/faculdade/novidades/green-skills-descubra-as-habilidades-mais-desejada-pelo-mercado-esg

 

Green skills: O que são e como elas destacam o profissional no mercado de trabalho

Disponível em: https://portalsustentabilidade.com/2024/03/11/green-skills-o-que-sao-e-como-elas-destacam-o-profissional-no-mercado-de-trabalho/

 

Habilidade verde: o que você precisa saber?

Disponível em: https://tangerino.com.br/blog/habilidade-verde/

 

O que é emprego verde? Nova tendência do mercado tem milhares de vagas

Disponível em: https://globorural.globo.com/sustentabilidade/noticia/2024/03/o-que-emprego-verde-por-que-tendencia-profissoes-verdes-esg.ghtml

 

O que são os “empregos verdes”?

Disponível em: https://www.pensamentoverde.com.br/economia-verde/o-que-sao-os-empregos-verdes/

 

Sustentabilidade: Global Green Skills Report 2023

Disponível em: https://portalsustentabilidade.com/2023/07/18/sustentabilidade-global-green-skills-report-2023/

Disponível em: https://economicgraph.linkedin.com/content/dam/me/economicgraph/en-us/global-green-skills-report/green-skills-report-2023.pdf

 

Você sabia que os empregos verdes são uma das grandes tendências de sustentabilidade nas empresas?

Disponível em: https://www.linkedin.com/pulse/voc%C3%AA-sabia-que-os-empregos-verdes-s%C3%A3o-uma-das-grandes-csp9f/?originalSubdomain=pt

 

What are green skills?

Disponível em: https://www.unido.org/stories/what-are-green-skills

 

#MudançasClimáticas #ClimateChange #EmpregosVerdes #GreenSkills #sustentabilidade #competências #HabilidadesVerdes


Mais Notícias