Relatório sobre igualdade climática

Um planeta para os 99%

Autor
Observatório Sistema Fiep - 24/11/2023

A 4ª Reunião Trimestral da Plataforma de Ação pelo Clima em 2023, realizada em 21 de novembro de 2023, promovida pelo Pacto Global Brasil de forma virtual abordou como tema central o painel intitulado "Construindo um Mundo Mais Justo na COP28: O Papel da Justiça Climática".

A agenda explorou a importância do papel do setor empresarial na busca pela justiça climática. A discussão contou com a participação especial de Hugo Mendes, Coordenador de Projeto da Secretaria Nacional de Mudança do Clima do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA). Ele trouxe insights sobre as expectativas e a agenda do governo brasileiro para a COP28, que ocorrerá entre os meses de novembro e dezembro, em Dubai. 

O relatório Oxfam - https://policy-practice.oxfam.org/resources/climate-equality-a-planet-for-the-99-621551/ inspirou a discussão mediada pela nova coordenadora da plataforma Karen Tanaka.

Com a proximidade das agendas COP28 uma série de eventos paralelos estão agendados, o Observatório Parlamentar de Mudança Climática e Transição Justa (OPCC) é uma iniciativa de líderes parlamentares de vários países da América Latina e do Caribe (ALC) que encoraja a cooperação interparlamentar com o objetivo principal de construir uma agenda regional sobre mudança climática e transição justa. Os temas discutidos consistirão, resumidamente, na construção de modelos de desenvolvimento verde, sustentável, inclusivo e justo; perspectiva de transição justa na ALC; e oportunidades e desafios da eletromobilidade.

O mundo precisa de uma transformação igualitária. Só uma redução radical da desigualdade, uma ação climática transformadora e uma mudança fundamental dos nossos objetivos econômicos como sociedade podem salvar o nosso planeta, garantindo ao mesmo tempo o bem-estar para todos.

 

Acesse o Painel de Indicadores de Mudanças Climáticas de Curitiba: https://paineldemudancasclimaticas.org.br/

 

Fontes

Painel de dados

Disponível em: https://emissions-inequality.org/

 

Igualdade climática – um planeta para os 99%

Disponível em: https://makerichpolluterspay.org/climate-equality-report/

 

CEPAL - Brasilia

Disponível em: https://www.cepal.org/pt-br/sobre/sedes-escritorios/cepal-brasilia

 

Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima

Disponível em:  https://www.youtube.com/@mmeioambiente

 

#MudançasClimáticas #ClimateChange #meioambiente #igualdadeclimatica #COP28 #MMA


Mais Notícias