Pesquisadora da UFPR identifica rochas formadas por plástico

A descoberta foi feita na Ilha da Trindade, uma área de proteção ambiental

Autor
Observatório Sistema Fiep - 08/02/2023

Antropoceno é uma palavra usada para designar a nova era geológica em que o ser humano atua como agente ativo de processos geológicos. Por exemplo, a poluição causada especialmente por plásticos no ambiente marinho pode alterar aspectos da fauna e da flora no ambiente terrestre. Atividades humanas também têm acelerado a taxa de extinção de espécies e o aquecimento global é diretamente associado ao aumento de CO2 na atmosfera decorrente especialmente da queima de combustíveis fósseis, como o petróleo e o carvão. Recentemente, uma doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Geologia da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Fernanda Avelar Santos, fez outra descoberta que soma mais um impacto do homem em uma ação que normalmente seria fruto de um processo natural: a formação de rochas.

Ao mapear riscos geológicos em 2019, Fernanda encontrou rochas idênticas às naturais, mas compostas por plásticos, no Parcel das Tartarugas, uma região da ilha vulcânica de Trindade no Espírito Santo. A estrutura das rochas é formada por plástico derretido, parecido com lava vulcânica, que incorporou fragmentos da praia, especialmente de redes de pesca, formando novas ocorrências na geologia. O estudo é relevante à medida em que é o primeiro a nível mundial a identificar a formação de rochas de plásticos. Estudos similares foram feitos no Havaí, na Ilha da Madeira, na Inglaterra e no Japão, mas as amostras eram menores.

A descoberta foi publicada por Avelar e outros pesquisadores na revista Marine Pollution Bulletin, referência no assunto. A ilha onde as formações foram encontradas é uma reserva marinha do Atlântico Sul e é o habitat natural de aves marinhas, possuindo um frágil ecossistema que abriga espécies endêmicas de peixes, tartarugas marinhas e conjuntos de recifes. Os impactos das rochas formadas por plásticos para o meio ambiente ainda são desconhecidos. No entanto, o estudo revela uma importante prova de que a humanidade tem sido agente causador de processos geológicos e que serão necessárias soluções para minimizar as consequências dessas interferências para os sistemas naturais.

 

Acesse o Painel de Indicadores de Mudanças Climáticas de Curitiba: https://paineldemudancasclimaticas.org.br/

 

Fontes

 

Plastic debris forms: Rock analogues emerging from marine pollution

Disponível em:

https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0025326X22007135?dgcid=author#!

 

Estudo encontra rochas compostas de plástico na Ilha da Trindade.

Disponível em:

https://epocanegocios.globo.com/um-so-planeta/noticia/2023/01/estudo-encontra-rochas-compostas-de-plastico-na-ilha-da-trindade.ghtml

 

Pesquisadores encontram rochas formadas por plástico na Ilha da Trindade.

Disponível em:

https://ciencia.ufpr.br/portal/pesquisadores-encontram-rochas-formadas-por-plastico-na-ilha-da-trindade/

 

Pesquisadora da UFPR descobre rochas de plástico no Brasil.

Disponível em:

https://bandnewsfmcuritiba.com/pesquisadora-da-ufpr-descobre-rochas-de-plastico-no-brasil/

 

#MudançasClimáticas #ClimateChange #Antropoceno


Mais Notícias