Plano de Ação Climática do Paraná 2024-2050

Consulta Pública encerra em 15/09/2023

Autor
Observatório Sistema Fiep - 28/08/2023

O Plano de Ação Climática do Paraná 2024-2050 vai orientar as políticas públicas para enfrentar os desafios das mudanças do clima. Os interessados em contribuir podem enviar suas considerações preenchendo formulário online até 15 de setembro.

Esta enquete visa a obtenção de contribuições da sociedade paranaense na definição das metas de descarbonização, ações de adaptação e planos intersecretariais. Esta consulta é de responsabilidade da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest), do Sistema de Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) e do Instituto Água e Terra (IAT) e ficará aberta até 15 de setembro de 2023.

Plano de Ação Climática do Paraná 2024-2050 será composto por dois volumes. O primeiro abrange o mapeamento das políticas ambientais relacionadas ao tema de mudanças climáticas realizadas pelo Estado; a atualização do inventário de emissões de gases de efeito estufa (GEE) em nível municipal; a avaliação dos indicadores socioeconômicos dos municípios; e a determinação da vulnerabilidade dos municípios ao risco e aos impactos das mudanças climáticas.

Apenas o segundo volume está aberto à consulta pública, já que se trata do plano de ação climática propriamente dito. As metas para contribuições referem-se à análise de 100% das inscrições no Cadastro Ambiental Rural (CAR); diminuir o desmatamento ilegal; ampliar a eletrificação de rodovias; aumentar a participação de biocombustíveis na matriz energética; apoiar a Nova Ferroeste como novo corredor de grãos e contêineres; promover ainda mais a geração distribuída realizada por consumidores independentes; fomentar a economia circular; consolidar o mercado regulado de carbono; zerar a destinação de materiais metálicos aos aterros e os lixões; e estimular a implementação de novas tecnologias para realizar a compostagem de lodo de esgoto. Para contribuir basta preencher o formulário no site. O objetivo é que o Plano de Ação Climática do Paraná seja lançado oficialmente no início de 2024.

As questões relacionadas à prontidão do município para enfrentar os desafios das mudanças climáticas, considerando a disponibilidade de dados, os recursos e o engajamento de atores, são pontos tratados no bloco Estratégias e Políticas do Painel de Indicadores de Mudanças Climáticas de Curitiba.

Acesse o Painel de Indicadores de Mudanças Climáticas de Curitiba: https://paineldemudancasclimaticas.org.br/

Fontes

População pode contribuir para elaboração do Plano de Ação Climática do Paraná

Disponível em: https://www.aen.pr.gov.br/Noticia/Populacao-pode-contribuir-para-elaboracao-do-Plano-de-Acao-Climatica-do-Parana

Formulário on-line PAC PR

Disponível em: http://www.questionarios.celepar.pr.gov.br/index.php/286563/lang-pt-BR

#MudançasClimáticas #ClimateChange #meioambiente #ConsultaPública #PACPR #PlanoAçãoClimática


Mais Notícias