Selo Clima e Sinais da Natureza

Governo do Paraná atua com dois programas para auxiliar a mitigação dos efeitos das mudanças do clima

Autor
Observatório Sistema Fiep - 25/01/2023

O Paraná, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest) e do Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), oferece dois programas que visam a mitigação dos efeitos das mudanças climáticas no estado: o Sinais da Natureza e o Selo Clima. O intuito é que as ações contribuam para o cumprimento dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030. O Paraná já é destaque, de acordo com a OCDE, nos quesitos qualidade do ar, preservação da água e proteção costeira. Com relação ao último quesito, em comparação com o Brasil, que tem 36% de áreas costeiras protegidas, o estado tem 51%.

Neste contexto, o Sinais da Natureza surge como um programa que auxilia no desenvolvimento de “projetos e ações de prevenção, adaptação e mitigação dos efeitos das mudanças climáticas, com escopo voltado ao território paranaense”. (SECRETARIA DE ESTADO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E DO TURISMO, 2023). A iniciativa é resultado de um convênio firmado entre a Sedest e o Simepar no ano de 2020. Dentre as ações, o programa oferece suporte para que sejam criados consórcios regionais voltados ao tratamento e a disposição final de resíduos sólidos. Além disso, atua no desenvolvimento de mecanismos de avaliação e informação a respeito da vulnerabilidade em áreas de risco, bem como de planos de contingência.  Para o ano de 2023, espera-se a construção de um Plano Estadual de Ação de Mudanças Climáticas e do Marco Regulatório de Carbono.

O Selo Clima, por sua vez, é uma iniciativa estadual viabilizada pela Sedest, que reconhece “empresas, entidades e municípios por iniciativas alinhadas com a preservação de recursos naturais” (AGÊNCIA ESTADUAL DE NOTÍCIAS, 2022a). O Selo dá visibilidade às organizações que atuam de forma a preservar os recursos naturais e incentiva as empresas do estado do Paraná a reduzirem a pegada de carbono, contribuindo, desta forma, para minimizar os efeitos das mudanças climáticas. As edições e inscrições ocorrem anualmente e os selos são divididos nas modalidades mercado interno e externo. No ano de 2022, dentre as vencedoras estão as empresas Rumo, a Copel, o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE), a Vale Fértil e a Preserve Coleta, Importação e Exportação de Óleo e Gordura Vegetal. O TRE foi o primeiro órgão judiciário a receber o selo. A Copel foi contemplada devido ao trabalho realizado na geração de energia, que atualmente é 94% renovável.

 

Acesse o Painel de Indicadores de Mudanças Climáticas de Curitiba: https://paineldemudancasclimaticas.org.br/

 

Fontes

 

AGÊNCIA ESTADUAL DE NOTÍCIAS. Com novas ferramentas, Paraná amplia ações para frear mudanças climáticas. 2022a.

Disponível em:

https://www.aen.pr.gov.br/Noticia/Com-novas-ferramentas-Parana-amplia-acoes-para-frear-mudancas-climaticas

 

SECRETARIA DE ESTADO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E DO TURISMO. Sinais da natureza. 2023.

Disponível em:

https://www.sedest.pr.gov.br/Pagina/Sinais-da-Natureza#:~:text=O%20Sinais%20da%20Natureza%20%C3%A9,escopo%20voltado%20ao%20territ%C3%B3rio%20paranaense.

 

CONEXÃO AMBIENTAL. Selo Clima Paraná. 2022.

Disponível em:

https://www.conexaoambiental.pr.gov.br/Pagina/Selo-Clima-Parana

 

AGÊNCIA ESTADUAL DE NOTÍCIAS. Paraná entrega certificados a empresas e companhias que cumprem papel ambiental. 2022b.

Disponível em:

https://www.aen.pr.gov.br/Noticia/Parana-entrega-certificados-empresas-e-companhias-que-cumprem-papel-ambiental

 

 

#MudançasClimáticas #ClimateChange #Paraná


Mais Notícias