Adaptação dos fungos às mudanças climáticas

O que isso significa para o futuro da saúde da humanidade?

Autor
Observatório Sistema Fiep - 15/02/2023

Imagine a existência de um fungo que infecta seres humanos de forma violenta, dando início a uma pandemia global e a um cenário apocalíptico que transforma a população infectada em criaturas canibais. A história faz parte do enredo fictício de um jogo que recentemente foi adaptado para virar a série chamada The Last of Us. Um elemento do roteiro distópico, no entanto, é real: o fungo Cordyceps existe e induz sintomas semelhantes aos de zumbis em insetos, fato que inspirou o criador do game. Embora o Cordyceps não seja capaz de transformar humanos em zumbis (ao menos da forma como é conhecido hoje), há razões para nos preocuparmos com patologias causadas por fungos, especialmente em um contexto de aquecimento global.

De acordo com o artigo Climate change and the emergence of fungal pathogens, eventos potencializados pela crise climática, como inundações, tempestades e furacões, podem dispersar ou pulverizar fungos. Mudanças climáticas podem alterar os atributos do fungo, do ambiente e do hospedeiro, o que pode resultar no surgimento de novas espécies ou espécies adaptadas de fungos. Isso traria implicações para a saúde, para a biodiversidade e para a segurança alimentar. A grande maioria das espécies de fungos perde sua capacidade de infectar e de se estabelecer em mamíferos com a elevação de temperaturas. No entanto, eles podem evoluir de modo a desenvolver termotolerância, se adaptando gradualmente ao aumento da temperatura causado pela mudança climática. Esse evento levaria a um maior número de organismos que podem causar doenças.

Vírus e bactérias têm sido responsáveis por pandemias e infecções. Os fungos, por sua vez, não comprometem de forma tão impactante a saúde de pessoas consideradas saudáveis, embora sejam perigosos para pessoas imunocomprometidas. O aquecimento global, no entanto, pode modificar essa dinâmica. Um agravante seria a escassez de vacinas contra patógenos fúngicos e a limitação do arsenal antifúngico. Um mundo mais quente, portanto, pode significar o aumento de infecções fúngicas em uma velocidade maior do que o desenvolvimento de tratamentos para doenças causadas por fungos.

 

Acesse o Painel de Indicadores de Mudanças Climáticas de Curitiba: https://paineldemudancasclimaticas.org.br/

 

Fontes

 

What zombie show “The Last of Us” gets right about fungus in a warming world

Disponível em:

https://www.washingtonpost.com/climate-environment/2023/01/20/cordyceps-fungus-last-of-us-hbo/

 

“The Last of Us” zombie fungus is real, and it’s found in health supplements

Disponível em:

https://www.washingtonpost.com/video-games/2023/01/15/last-of-us-hbo-cordyceps/

 

Climate change may drive fungi to harm our bodies

Disponível em:

https://www.futurity.org/climate-change-pathogenic-fungi-2867192-2/?utm_campaign=climate-change-pathogenic-fungi-2867192-2&utm_medium=rss&utm_source=rss

 

Climate change and the emergence of fungal pathogens

Disponível em:

https://journals.plos.org/plospathogens/article?id=10.1371/journal.ppat.1009503

 

#MudançasClimáticas #ClimateChange #AquecimentoGlobal


Mais Notícias