Copa do Mundo no Catar e Mudanças Climáticas

Impactos na força de trabalho

Autor
Observatório Sistema Fiep - 08/11/2022

Neste ano de 2022 a Copa do Mundo, que será no Oriente Médio, terá início em 20 de novembro. A escolha da data é incomum e foi motivada pelo fato de que o mês de junho (época tradicional para a realização dos jogos) o país-sede, Catar, registra altas temperaturas, o que dificultaria a performance dos jogadores. Os preparativos para o grande torneio, no entanto, que levaram em torno de 10 anos, envolveram um boom de construção em um dos lugares mais quentes do planeta.

Para que isso fosse possível, o Catar contou com uma cadeia de suprimentos global de trabalhadores que estavam dispostos a enfrentar quaisquer condições de trabalho. Essa força de trabalho estrangeira é recrutada em grande parte no Nepal, Índia e Bangladesh. O desespero destes trabalhadores é atribuído, em parte, aos impactos das mudanças climáticas. Há anos as condições de trabalho precárias dos operários do Catar são denunciadas, após um relatório demonstrar a relação entre a exposição de calor e a morte de mais de 1.300 operários nepaleses entre 2009 e 2017. Outras denúncias de organizações de direitos humanos têm surgido de forma a solicitar que sejam investigadas as mortes relacionadas ao calor, bem como as condições de trabalho no Catar.

Em 2019 foi elaborado um relatório, por encomenda da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e do Ministério do Trabalho do Catar, que identificava medidas para a mitigação dos efeitos do calor para os 4.000 operários de uma das obras para a Copa do Mundo de 2022. O relatório incluía ações como multiplicação das pausas à sombra, incentivos ao aumento da ingestão de água e recomendações para que as empresas realizem exames médicos anuais nos funcionários. Além disso, nos locais mais expostos, a lei atual do Catar prevê interrupção do trabalho entre 11:30h e 15:00h entre os meses de maio e outubro.

De acordo com reportagem da revista Time, a capital do Catar, Doha, apresenta neste verão temperatura em média 1,4ºF (ou seja, 0,78ºC) mais quente do que há 12 anos, quando a Copa do Mundo foi anunciada. Um estudo de 2020 da Science Advances estimou que, em 2100, as temperaturas podem subir a ponto de uma saída de algumas horas em algumas partes do Oriente Médio, África e Ásia exceder o limite superior de sobrevivência, ainda que em um indivíduo com condições idealizadas de saúde perfeita, inatividade total, sombra, ausência de roupas e água potável ilimitada. São condições impossíveis de trabalho na área de construção.

 

Acesse o Painel de Indicadores de Mudanças Climáticas de Curitiba: https://paineldemudancasclimaticas.org.br/

 

Fontes

Thousands of migrant workers died in Qatar’s extreme heat. The World Cup forced a reckoning.

Disponível em: <https://time.com/6227277/qatar-extreme-heat-world-cup-2022/>

 

Onu pede maior proteção a operários no Catar devido ao calor.

Disponível em:

<https://g1.globo.com/mundo/noticia/2019/10/11/onu-pede-maior-protecao-a-operarios-no-catar-devido-ao-calor.ghtml>

  

#copadomundo2022 #direitoshumanos #mudançasclimáticas

 


Mais Notícias