Inundações e mudanças climáticas

O aumento da frequência dos eventos extremos no Brasil

Autor
Observatório Sistema Fiep - 08/12/2022

O mês de novembro de 2022 no Brasil foi marcado por temporais que causaram deslizamentos, inundações e alagamentos, resultando em mortes, pessoas desabrigadas e perdas materiais. O volume de chuva foi considerado acima da média e excepcional para a época e uma das motivações foi a chegada de uma frente fria vinda da Antártida. Outro fator a ser considerado é que as mudanças climáticas estão causando a distorção de padrões de chuva em todo o planeta, de acordo com análise da Organização Meteorológica Mundial (OMM), resultando tanto em secas como em inundações. Há cada vez mais evidências científicas que indicam essa relação, que impacta no aumento da frequência e da intensidade dos chamados eventos extremos, como fortes ondas de calor ou de frio e episódios de chuva concentrada ou seca prolongada.

Segundo o Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas (PBMC), as mudanças climáticas não irão resultar somente no aumento da temperatura. A previsão é que o regime de chuvas mude significativamente e a alteração nos padrões terá impactos diferentes de acordo com a região: enquanto o Sul e Sudeste sofrerão mais com enchentes e deslizamentos em decorrência das chuvas mais fortes e frequentes, o Nordeste será mais castigado com a redução da quantidade de chuva, causando mais secas. Juntamente ao Cerrado, a Caatinga será o bioma mais impactado com as mudanças de padrões de chuva. Como este bioma apresenta uma tendência à diminuição de precipitação considerada intensa, o aumento da temperatura poderia chegar a 5,5ºC até o final do século.

De forma geral, a explicação para o aumento das chuvas está na elevação da temperatura global. Com as temperaturas mais elevadas, há mais energia no sistema terrestre. Além disso, o aumento tanto do nível do mar quanto da temperatura do ar intensifica a evaporação, favorecendo a formação de nuvens. O ar consegue reter mais umidade no calor, levando à elevação na intensidade, na duração e na frequência das precipitações. No cenário atual, inundações extremas ficarão concentradas em regiões com construções em planícies aluviais ou zonas costeiras baixas. No entanto, com o agravamento do aquecimento global, a ocorrência de eventos climáticos mais extremos irá ultrapassar as áreas de alto risco.

  

Acesse o Painel de Indicadores de Mudanças Climáticas de Curitiba: https://paineldemudancasclimaticas.org.br/

 

Fontes

 

Por que chuvas no Brasil ficaram tão intensas após novembro com frio atípico

Disponível em:

https://www.bbc.com/portuguese/brasil-63840668

 

Secas e inundações: mudanças climáticas estão distorcendo padrões de chuva em todo o planeta

Disponível em:

https://oglobo.globo.com/mundo/noticia/2022/11/secas-e-inundacoes-mudancas-climaticas-estao-distorcendo-padroes-de-chuva-em-todo-o-planeta.ghtml

 

No Brasil, aquecimento global significará mudança no padrão de chuvas

Disponível em:

http://pbmc.coppe.ufrj.br/index.php/en/news/363-no-brasil-aquecimento-global-significara-mudanca-no-padrao-de-chuvas

 

Aquecimento global intensificou as chuvas torrenciais deste ano no Nordeste e a onda de calor no verão europeu

Disponível em:

https://revistapesquisa.fapesp.br/aquecimento-global-intensificou-as-chuvas-torrenciais-deste-ano-no-nordeste-e-a-onda-de-calor-no-verao-europeu/

 

 

Mudanças climáticas podem causar inundações extremas

Disponível em:

https://www.unep.org/pt-br/noticias-e-reportagens/reportagem/mudancas-climaticas-podem-causar-inundacoes-extremas

 

 

#MudançasClimáticas #ClimateChange #EventosExtremos

 


Mais Notícias