Semana Nacional do Meio Ambiente

Por que ela existe e o que temos a celebrar em 2022?

Autor
Observatório Sistema Fiep - 02/06/2022

A Semana Nacional do Meio Ambiente de 2022 acontece do dia 01 ao dia 05 de junho e tem como objetivo trabalhar com a conscientização e com o fomento de ações sustentáveis. Desde 1981, com a instauração do Decreto n° 86.028, ela acontece na primeira semana do mês de junho. A Semana Nacional do Meio Ambiente finaliza com o Dia Mundial do Meio Ambiente, que é comemorado no dia 05 de junho. Todo ano esta data é marcada por uma Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente, sendo que a primeira delas foi a Conferência de Estocolmo em 1973. Esta foi considerada a primeira cúpula ambiental global.

O Dia Mundial para o Meio Ambiente é uma data internacional e o evento de celebração é liderado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA). Este ano a Suécia será a anfitriã e o evento terá como tema “Uma só Terra”, de forma a refletir sobre a vida sustentável em harmonia com a natureza. A data surgiu em um momento de preocupação com relação ao impacto que a humanidade estava causando no meio ambiente. Nesse contexto, os temas anteriores são relacionados às preocupações ambientais das respectivas épocas. No ano de 1977, por exemplo, a destruição da camada de ozônio foi o tema central. Em 1983, a chuva ácida.

Neste ano de 2022 a celebração traz uma mensagem mais urgente, devido à tripla crise que o planeta encontra: crise de mudanças climáticas, de perda de natureza e biodiversidade e poluição e resíduos. É esperado o envolvimento de todo o mundo de forma a promover eventos e ações que levem à reflexão e formulação de ações. Ações urgentes se fazem necessárias para redução dos danos que a ciência tem identificado com relação ao declínio do mundo natural. A escolha do tema de 2022, nesse sentido, é muito propícia: temos apenas este planeta para viver e precisamos de uma mobilização conjunta e sistemática para garantir a sustentabilidade a longo prazo.

 

Fontes

Dia Mundial do Meio Ambiente 2022. Disponível em: https://www.unep.org/pt-br/events/un-day/dia-mundial-do-meio-ambiente-2022

Dia Mundial do Meio Ambiente alavanca movimento global há cinco décadas. Disponível em:  https://www.unep.org/pt-br/noticias-e-reportagens/reportagem/dia-mundial-do-meio-ambiente-alavanca-movimento-global-ha-cinco

#climacuritiba #curitiba #mudancasclimaticas


Mais Notícias