Gamificação e mudanças climáticas

Como games e apps podem ajudar no combate às mudanças climáticas

Autor
Observatório Sistema Fiep - 25/10/2022

A gamificação consiste na aplicação dos princípios de design de jogos em um contexto de não-jogo como, por exemplo, para mudar hábitos de consumo de energia. A prática da gamificação para modificar comportamentos funciona com base nos seus princípios, que incluem: caminhos de progressão com metas alcançáveis, níveis e recompensas, uso da estratégia e da novidade para engajar os jogadores, fazendo uso de feedback, de comparação social ou competição, de forma que haja encorajamento para a cooperação entre vários jogadores. A gamificação ajuda a criar um ambiente onde os indivíduos se sentem motivados a se envolver com o material relacionado à área na qual a mudança de comportamento é desejável.

Os jogos podem educar pessoas a respeito dos comportamentos pró-ambientais que devem ser adotados ou instruir sobre práticas sustentáveis que eles não conheciam e não sabiam realizar. Desta forma, conseguem reduzir a barreira da desinformação para indivíduos que não sabem como agir frente aos desafios postos pelas mudanças climáticas. Além disso, permitir o engajamento de comportamentos pró-ambientais no contexto de um jogo ou aplicativo pode diminuir os riscos percebidos relacionados a eles. Por exemplo: se uma pessoa consegue antecipar os riscos de usar a bicicleta como meio de transporte para o trabalho (como tempo do trajeto, risco físico para a segurança ou a percepção de que não conseguirá manter o hábito), um aplicativo poderá ajudar no planejamento de rota eficiente e segura e oferecer um incentivo para ajudar a manter o hábito.

 Jogos e aplicativos gamificados, portanto, se apresentam como ferramentas promissoras para a promoção de práticas sustentáveis, especialmente se comparados com outros métodos para mudança de hábitos. Aplicativos que utilizam elementos de gamificação, como fornecer feedback ou oferecer pontos por determinado comportamento, são normalmente classificados pelos usuários de forma mais positiva que aqueles que tentam mudar padrões de comportamento somente com fornecimento de informações. Sob a perspectiva da psicologia, a gamificação pode aumentar o engajamento de longo prazo.

O potencial da gamificação para o combate às mudanças climáticas já tem sido colocado em prática na indústria de games. Desde 2020 é organizada a Green Game Jam, um projeto apoiado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA). O objetivo é que a competição entre desenvolvedores de games ajude na busca por ações voltadas ao combate das mudanças climáticas. Há cerca de 3 bilhões de pessoas no mundo são consumidoras de jogos, correspondendo a quase 40% da população global. É a maior indústria de entretenimento do planeta e um meio poderoso em termos de atenção, alcance e engajamento, segundo Sam Barrat, chefe de Educação, Juventude e Defesa do PNUMA.

 

Acesse o Painel de Indicadores de Mudanças Climáticas de Curitiba: https://paineldemudancasclimaticas.org.br/

 

Fontes

Gamification to prevent climate change: a review of games and apps for sustainability

Disponível em:

<https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S2352250X21000555>

 

Como a indústria de games e ONU estão trabalhando juntos contra as mudanças climáticas.

Disponível em:

<https://exame.com/negocios/industria-games-onu-trabalhando-mudancas-climaticas/>

 

Green Game Jam

Disponível em:

<https://playing4theplanet.org/green-game-jam-2022>


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