Pontos de não retorno: como o aquecimento global pode levar a consequências irreversíveis

Um estudo de pesquisadores noruegueses revela que podemos ter atingido um ponto de não retorno com o descongelamento do permafrost.

Autor
Observatório Sistema Fiep - 08/04/2022

Um estudo de pesquisadores da Noruega revelou que podemos ter chegado a um ponto de não retorno no que diz respeito ao aquecimento global.

Os chamados “pontos de não retorno” têm sido discutido nas últimas duas décadas e significam que se pode chegar a um momento no qual as mudanças climáticas que são causadas pelo aquecimento global não poderão mais ser revertidas. Ou seja, uma vez ultrapassado este ponto, a dinâmica do sistema climático será fundamentalmente alterada, desencadeando processos irreversíveis como degelos e secagem de florestas tropicais.

O ponto de não retorno, que os pesquisadores noruegueses trazem, se trata do descongelamento do permafrost*. Foi identificado que mesmo que houvesse a interrupção global e imediata de todas as emissões de gases de efeito estufa pela humanidade, o degelo autossustentado do permafrost ainda seria observado por centenas de anos. Isso seria um dos resultados do aumento contínuo da temperatura global decorrente de uma combinação de 3 fatores:

  1. Declínio do albedo** da superfície.
  2. Aumento da quantidade de vapor de água na atmosfera, ocasionado pelas altas temperaturas.
  3. Mudanças nas concentrações de gases de efeito estufa na atmosfera do degelo do permafrost.

O Brasil tem seu próprio ponto de não retorno pois ainda que a umidade da floresta Amazônica possa ajudar na sua preservação, a existência de secas e queimadas, bem como o desflorestamento, podem diminuir a quantidade de biomassa vegetal que irá reciclar a água. Caso a Amazônia atinja seu ponto de não retorno, boa parte do bioma pode se transformar em uma espécie de savana.

 

*Permafrost vem do inglês perm (permanente) + frost (congelado) e se refere a uma camada formada por gelo, rocha e matéria orgânica encontrada na região Ártica e Antártida que permanece abaixo de 0º por pelo menos dois anos consecutivos. Também chamada de Pergelissolo.

** O albedo é o índice de reflexão dos raios solares, o que significa que quanto mais a superfície conseguir refletir os raios, menos calor ela acumula.

Fontes

Randers, J., Goluke, U. An earth system model shows self-sustained thawing of permafrost even if all man-made GHG emissions stop in 2020. Sci Rep 10, 18456 (2020). https://doi.org/10.1038/s41598-020-75481-z

https://pp.nexojornal.com.br/opiniao/2020/Pontos-de-n%C3%A3o-retorno-o-risco-oculto-do-aquecimento-global


Mais Notícias