Recursos hídricos 

Essenciais para a vida

Autor
Observatório Sistema Fiep - 23/08/2024

A água, em suas formas gasosa, líquida ou sólida, faz parte de um ciclo natural contínuo que reabastece o suprimento essencial para a sobrevivência dos humanos e demais seres vivos. No entanto, dos recursos hídricos existentes e finitos, 97% são de água salgada, e os 3% restantes são de água doce, utilizados para beber, higiene, irrigação agrícola, entre outras funções essenciais. Apesar disso, a maior parte da água doce está inacessível, armazenada em geleiras ou em profundos aquíferos subterrâneos. Assim, apenas cerca de 1% dos recursos hídricos totais está disponível para sustentar toda a vida no planeta. 

Eventos climáticos extremos, que estão se tornando mais frequentes e mais intensos devido à mudança climática, tornam a água um recurso mais escasso, mais difícil de ser encontrada, mais poluída – ou todos os três elementos juntos. A destruição da vegetação e da cobertura florestal, impacta diretamente a disponibilidade de água, agravando a erosão do solo e reduzindo a recarga de água dos aquíferos subterrâneos. Além disso, o aumento das temperaturas globais eleva a umidade do ar, resultando em tempestades mais intensas, chuvas torrenciais e, paradoxalmente períodos de seca mais severos. 

Em algumas regiões o ciclo hidrológico está se acelerando, como resposta às mudanças climáticas provocadas pela atividade humana. As temperaturas mais elevadas intensificam a evaporação, aumentando a quantidade de vapor d'água na atmosfera e, consequentemente, aumentando a probabilidade de precipitações, muitas vezes na forma de tempestades violentas e imprevisíveis. Por outro lado, a maior evaporação pode agravar a situação em áreas já propensas a secas, pois a água se dissipa para a atmosfera em vez de permanecer no solo, onde é necessária. 

Ameaça Global 

Estudos e pesquisas realizados por especialistas, tanto no Brasil quanto no exterior, apontam para um declínio nos níveis de água subterrânea em quase metade das regiões analisadas desde 2000. Isso pode levar a consequências como o esgotamento de riachos, o afundamento do solo, a contaminação de aquíferos costeiros pela água do mar e o esgotamento de poços. Segundo o Relatório da ONU, os impactos das mudanças climáticas serão mais intensos e frequentes com aumento na ocorrência de desastres naturais. Ondas de calor intenso já atingem a China, Grécia e Arábia Saudita. Chuvas incessantes já provocaram grandes inundações no Brasil, China, Quênia, Afeganistão, Dubai, Rússia e França. Além disso, espera-se que a temporada de furacões no Atlântico Norte seja recorde e mais intensa.  

De acordo com o estudo Impacto da Mudança Climática nos Recursos Hídricos do Brasil da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), se o comportamento atual da sociedade em relação às mudanças climáticas não mudar, as regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e parte do Sudeste do Brasil poderão sofrer uma redução de até 40% na disponibilidade de água até 2040.  Embora o estudo preveja um aumento médio de 5% na oferta de recursos hídricos na Região Sul, essa variação não será constante. Em muitos casos, o aumento da disponibilidade de água resultará de eventos climáticos extremos, como inundações e cheias, o que não configura uma situação favorável. 

 

Impactos 

Os recursos hídricos estão intrinsecamente ligados ao desenvolvimento econômico, social e ambiental dos países. Com o avanço das sociedades modernas, a demanda por água aumentou, tornando os sistemas de gestão hídrica cada vez mais complexos. Para lidar com essas complexidades e atender às crescentes demandas da sociedade, as abordagens técnicas, analíticas e de governança na gestão da água tiveram que evoluir. A incerteza associada às mudanças climáticas, adiciona ainda mais desafios à gestão dos recursos hídricos, exigindo novas perspectivas e estratégias. 

Estresse hídrico e a escassez hídrica 

A crescente preocupação com o estresse hídrico e a escassez de água tornou-se um problema significativo, atraindo a atenção de governos, empresas e indivíduos ao redor do mundo. Afinal, a água é um dos recursos naturais mais essenciais para a sobrevivência no planeta Terra. Os termos "estresse hídrico" e "escassez hídrica" são frequentemente usados para descrever situações de falta de água, mas têm significados distintos. 

Estresse hídrico (água insuficiente) ocorre quando a demanda por água em uma região excede a oferta disponível durante um certo período ou quando a baixa qualidade da água limita seu uso. Trata-se de uma condição em que a disponibilidade de água é insuficiente para atender às necessidades da população e do meio ambiente. Isso significa que, embora haja água disponível, o consumo supera a oferta. O estresse hídrico, não é apenas um problema ambiental, e pode ser causado por diversos fatores, como o crescimento populacional, as mudanças climáticas e gestão inadequada dos recursos hídricos. 

Por outro lado, a escassez hídrica (falta de água) é uma situação mais extrema, onde a água disponível é insuficiente para atender às necessidades básicas da população e dos ecossistemas. Ela pode ser resultado de longos períodos de seca, mudanças climáticas e principalmente uso inadequado da água. Esse cenário pode levar à subalimentação, migração de pessoas e principalmente à degradação ambiental. 

Portanto, numa comparação simplificada sobre a diferença entre estresse hídrico e a escassez de água, pode-se dizer que: Estresse hídrico refere-se a uma condição mais ampla, caracterizada por um desequilíbrio entre a oferta e a demanda por água, e a Escassez hídrica é uma situação mais grave, caracterizada por uma falta crônica de água. 

O estresse hídrico pode evoluir para escassez hídrica se medidas de gestão adequadas não forem implementadas. Ambas as situações exigem ações urgentes para garantir a segurança hídrica e a sustentabilidade dos recursos hídricos. Apesar de o Brasil possuir a maior reserva de água doce do mundo, enfrenta desafios significativos relacionados ao estresse hídrico e à escassez de água. O Pantanal, uma das áreas úmidas mais biodiversas e ainda preservadas do mundo, tem enfrentado escassez hídrica desde 2019, que resultaram em incêndios, e que em 2024, vem atingindo marcas assustadoras, aproximando-o de um ponto de não retorno - isto é, perdendo sua capacidade de recuperação natural. No território nordestino o período de seca se intensificou, e na região Norte, novamente a redução das chuvas está levando rios a níveis críticos, isolando comunidades e provocando desabastecimento o que levou muitos municípios a decretarem situação de emergência. No Sul do Brasil, ao contrário, a imprevisibilidade climática se manifesta em eventos extremos, como enchentes, secas e inundações, que ocorrem com maior frequência e intensidade. 

As mudanças climáticas são, infelizmente, uma realidade global, e um problema transversal que atinge diversas comunidades ao redor do mundo. Todos os sistemas terrestres são impactados, embora de diferentes maneiras e intensidades, com impactos sociais, econômicos e políticos. 

 

Acesse o Painel de Indicadores de Mudanças Climáticas de Curitiba:https://paineldemudancasclimaticas.org.br/ 

 

Fontes: 

Além do Brasil, outros países registram enchentes devastadoras. 

Disponível em: https://www.cartacapital.com.br/mundo/alem-do-brasil-outros-paises-registram-enchentes-devastadoras/ 

 

Como as mudanças climáticas afetam a água do mundo? 

Disponível em: https://www.nationalgeographicbrasil.com/meio-ambiente/2024/03/como-as-mudancas-climaticas-afetam-a-agua-do-mundo 

 

Crise hídrica é ameaça mundial 

Disponível em: https://www.correiobraziliense.com.br/opiniao/2024/02/6802937-crise-hidrica-e-ameaca-mundial.html 

 

Disponibilidade de água no Brasil pode ser reduzida em 40% até 2040, diz relatório da ANA 

Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/disponibilidade-de-agua-no-brasil-pode-ser-reduzida-em-40-ate-2040-diz-relatorio-da-ana/ 

 

Estresse hídrico e a escassez de água – qual a diferença? 

Disponível em: https://123ecos.com.br/docs/estresse-hidrico-e-escassez-de-agua/ 

 

Estudo internacional projeta fenômenos extremos com maior frequência e intensidade no RS 

Disponível em: https://noticias.ufsc.br/2024/06/estudo-internacional-projeta-fenomenos-climaticos-extremos-com-maior-frequencia-e-intensidade-no-rs/ 

 

Falta de água potável preocupa 81% da população de 17 países 

Disponível em: https://anda.jor.br/falta-de-agua-potavel-preocupa-81-da-populacao-de-17-paises 

 

Impacto da Mudança Climática nos Recursos Hídricos do Brasil 

Disponível em: https://www.gov.br/ana/pt-br/assuntos/noticias-e-eventos/noticias/ana-lanca-estudo-sobre-impactos-da-mudanca-climatica-nos-recursos-hidricos-das-diferentes-regioes-do-brasil/resumo-executivo_26012024.pdf 

 

Incêndios no Pantanal: situação tende a se agravar ainda mais em 2024, dizem especialistas 

Disponível em: https://www.sospantanal.org.br/incendios-no-pantanal-situacao-tende-a-se-agravar-ainda-mais-em-2024-dizem-especialistas/ 

 

Mudanças climáticas devem agravar secas, colocando em risco a oferta de água 

Disponível em: https://oeco.org.br/noticias/mudancas-climaticas-devem-agravar-secas-colocando-em-risco-a-oferta-de-agua/ 

 

Pantanal pode ter pior crise hídrica da história em 2024 

Disponível em: https://www.voxms.com.br/geral/pantanal-pode-ter-pior-crise-hidrica-da-historia-em-2024 

 

Pantanal poderá ter crise hídrica histórica em 2024, aponta estudo 

Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2024-07/pantanal-podera-ter-crise-hidrica-historica-em-2024-aponta-estudo 

 

Previsões da ONU para 2024 em relação ao clima e à economia mundial 

Disponível em: https://www.tempo.com/noticias/actualidade/previsoes-da-onu-para-2024-em-relacao-ao-clima-e-a-economia-mundial-fenomenos.html 

 

Programa para o Meio Ambiente – PNUMA- Relatório Anual 2023 

Disponível em: https://www.unep.org/pt-br/resources/relatorio-anual-2023 

 

Qual o futuro da água no Brasil? Será que teremos escassez? 

Disponível em: https://autossustentavel.com/2024/03/qual-o-futuro-da-agua-no-brasil-sera-que-teremos-escassez.html 

 

Relatório Mundial das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento dos Recursos Hídricos 2024: água para a prosperidade e a paz; fatos, dados e exemplos de ações 

Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000388952_por 

 

 #MudançasClimáticas #ClimateChange #RecursosHídricos #Água #EscassezHídrica #EstresseHídrico #Clima #Seca 


Mais Notícias