Transição energética

Quais são os benefícios e onde o Brasil se posiciona no uso de energias limpas?

Autor
Observatório Sistema Fiep - 18/01/2023

A utilização de combustíveis e energia fósseis é apontada como um dos maiores propulsores das mudanças climáticas. O uso de energia no mundo ainda é baseado especialmente em fontes não renováveis, a exemplo do petróleo, gás natural e carvão. Esses recursos, além de esgotáveis, aumentam a emissão de gases de efeito estufa. O desenvolvimento de novas fontes renováveis de energia, portanto, é uma importante estratégia para atuar na mitigação das mudanças do clima no mundo, diminuindo as emissões de CO2. O conceito que explica a passagem de uma matriz energética centrada em combustíveis fósseis para outra baseada em fontes renováveis chama-se transição energética. O artigo de Zoaka et. al. (2022) afirma que, além dos benefícios ambientais, acelerar o uso de energias limpas também é positivo para a economia.

Fontes limpas apresentam outros fatores positivos, como o fato de serem fontes ilimitadas de energia. Seus recursos, sejam eles de origem solar, hídrica, biomassa ou eólica, são econômicos e sustentáveis. A dependência atual às fontes fósseis de energia se dá, em parte, às condições tecnológicas vigentes. A Agência Internacional de Energia (IEA) identificou que, atualmente, somente 40% das tecnologias necessárias para o alcance de emissões zero no ano de 2050 são viáveis economicamente. Dessa forma, para viabilizar essa transição, é imprescindível aumentar significativamente o investimento em inovações voltadas à descarbonização entre 2020 e 2030.          

O setor de energia no Brasil é considerado limpo, com presença considerável de fontes renováveis de energia. Atualmente a participação dessas fontes é de aproximadamente 48%, sendo que a média global é estimada em 14%. É previsto que em 2030 a percentagem de energia de fontes renováveis no país seja de 85%. Deste número, 47% devem ser oriundos de eólica e solar, 10% da expansão vinda da modernização de usinas hidrelétricas já existentes e 2% da expansão feita por termelétricas movidas a biomassa (quando resíduos são utilizados como recursos energéticos). Em parte, os bons resultados do Brasil frente à utilização de fontes renováveis de energia foram potencializados pela entrada em vigor da Resolução Normativa ANEEL n°482/2012, que possibilitou a geração descentralizada de energia. A partir dessa data, o número de unidades geradoras de energia cresceu de forma significativa, contribuindo muito para que o país alcance números cada vez melhores de uso de fontes renováveis.

  #MudançasClimáticas #ClimateChange #EnergiasRenováveis #EnergiaLimpa

Acesse o Painel de Indicadores de Mudanças Climáticas de Curitiba: https://paineldemudancasclimaticas.org.br/

 

Fontes

 

Uma avaliação comparativa da sustentabilidade do setor de energia brasileiro com os países da OCDE

Disponível em:

https://repositorio.ipea.gov.br/bitstream/11058/11457/3/TD_2821_Web.pdf

 

A crise do setor de óleo e gás e os desafios da transição energética brasileira

Disponível em:

https://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/rce/article/view/85879

 

Will financial development and clean energy utilization rejuvenate the environment in BRICS economies?

Disponível em:

https://onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.1002/bse.3013          

 


Mais Notícias