5 razões pelas quais o desmatamento do Cerrado brasileiro é preocupante

O Cerrado é um dos cinco grandes biomas brasileiros e corresponde a cerca de 25% do território nacional

Autor
Observatório Sistema Fiep - 13/09/2022

O Cerrado é um dos cinco grandes biomas brasileiros e corresponde a cerca de 25% do território nacional, com concentração principal no Planalto Central Brasileiro. É uma das regiões de maior biodiversidade do mundo, com estimativa de mais de 6 mil espécies de árvores e 800 espécies de aves. Junto à Mata Atlântica, é considerado um dos biomas mais ricos e ameaçados do mundo.

Confira a seguir 5 razões pelas quais o desmatamento do Cerrado brasileiro é considerado preocupante:

1-    Em 2021, o Relatório Anual do Desmatamento registrou alta de 20,2% do desmatamento no Cerrado em comparação a 2020. O relatório concluiu, ainda, que a agropecuária foi responsável por 98% da área desmatada no bioma. Essa estatística é preocupante pois só há 50% do Cerrado ainda vivo e a área remanescente precisa ser preservada.

2-    Uma das mais importantes fontes de água para o país, o bioma também é o berço de nascentes de rios que compõem importantes bacias hidrográficas, como a Amazônica.

3-    O Cerrado se espalha por 11 estados na região central e concentra milhares de espécies de plantas, além de centenas de espécies de aves, mamíferos, répteis e anfíbios.

4-    Com os desmatamentos recorrentes, o lobo guará, símbolo do Cerrado, já perdeu mais da metade do território. A sobrevivência do animal é severamente afetada pela expansão do agronegócio no bioma. Há mais de duas décadas o canídeo é considerado pela União Internacional para a Conservação da Natureza como uma espécie “quase ameaçada”.

5-    A expansão da fronteira agrícola na região do Matopiba (formada pelos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) ameaça o tatu-bola, mascote da Copa de 2014. Em 5 anos, a cultura da soja avançou 9% os limites do seu habitat.

Em comparação com a Amazônia, onde 50% correspondem a áreas de conservação ou proteção, o Cerrado tem apenas 12% em áreas conservadas ou protegidas. Enquanto a área de reserva legal para propriedades da Amazônia é de 80%, no Cerrado a percentagem fica entre 20% e 35%. Por esse motivo, há muita área do bioma que pode ser desmatada sem necessidade.  

 

Acesse o Painel de Indicadores de Mudanças Climáticas de Curitiba: https://paineldemudancasclimaticas.org.br/

 

Fontes

Biodiversidade do Cerrado.

Disponível em:

<https://www.icmbio.gov.br/cbc/conservacao-da-biodiversidade/biodiversidade.html>

 

Relatório registra alta de 20% do desmatamento no Cerrado em 2021.

Disponível em:

<https://umsoplaneta.globo.com/biodiversidade/noticia/2022/07/21/relatorio-registra-alta-de-20percent-do-desmatamento-no-cerrado-em-2021.ghtml>

 

Com avanço do desmatamento, animais do Cerrado e da Amazônia perdem até 90% do habitat

Disponível em:

<https://www.bbc.com/portuguese/brasil-60435369>

 

Lobo-guará, o “semeador de árvores” ameaçado na natureza e homenageado em nota de R$200.

Disponível em:

<https://www.bbc.com/portuguese/geral-53606211>

 

#climacuritiba #curitiba #mudancasclimaticas

 

 


Mais Notícias