Cerimônia de premiação do Concurso para Rede Municipal de Curitiba: soluções para as mudanças climáticas

Autor
Observatório Sistema Fiep - 05/07/2022

No dia 04 de julho aconteceu a cerimônia de premiação do Concurso para Rede Municipal de Curitiba: soluções para as mudanças climáticas. O concurso teve como objetivo propor soluções que possam ser aplicadas em suas unidades para os desafios das mudanças climáticas. O público-alvo foram as escolas da rede municipal de ensino de Curitiba, os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs).

O concurso foi promovido pelo Painel de Indicadores de Mudanças Climáticas de Curitiba. A realização é do SENAI/PR, por meio do OBSERVATÓRIO SISTEMA FIEP, com o apoio do GOOGLE.ORG, do ACTION FUND BRAZIL, do ICLEI AMÉRICA DO SUL e da PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA. 

A cerimônia contou com a participação da Secretária Municipal de Educação, Maria Silvia Bacila; da diretora regional do SENAI-PR, Fabiane Franciscone; da representante do IPPUC, Gisele Medeiros; do representante da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Felipe Maia; das representantes do ICLEI, Raisa Soares e Armelle Cibaka; e das diretoras das escolas vencedoras: Ana Beatriz Cerqueira, Cintia Coraiola e Siméia Araujo. A moderação do evento esteve a cargo da gerente do Observatório Sistema FIEP, Marília Souza.

Cada unidade de ensino pode inscrever uma proposta de solução, que deveria ser viável para ser implementada em sua unidade e teria que responder a um desafio relacionado às mudanças climáticas. A documentação solicitada consistiu em uma proposta por escrito onde constasse o projeto de solução e um vídeo elaborado pela escola com a apresentação do projeto.

As três primeiras colocadas foram premiadas com R$ 10.000,00 cada, os quais deverão ser utilizados para a implementação da solução proposta.

Para chegar às propostas vencedoras, as soluções passaram por avaliações de especialistas. De forma complementar, os vídeos enviados pelas escolas foram postados no Instagram do perfil @curitiba2035 e escolas foram mobilizadas a incentivar a votação dos respectivos vídeos. Os 3 vídeos mais votados tiveram um complemento da nota principal.

No total, foram 19 escolas inscritas e a votação dos vídeos no Instagram resultou em 14.727 likes no total, revelando envolvimento das comunidades das escolas no concurso.

As escolas e soluções vencedoras são:

1º lugar: CMEI Centro Cívico

Solução: Bairro que brinca: ocupando os espaços próximos ao CMEI e aprendendo a cuidar da cidade

2º lugar: CMEI Colombo I

Solução: Semeando, reduzindo, reutilizando: CMEI Colombo em busca de um futuro mais sustentável.

3º lugar: Escola Municipal Pilarzinho

Solução: Educação para resiliência alimentar e preservação do solo através de técnicas de compostagem

 

Para acessar a cerimônia de premiação, clique aqui.


Mais Notícias