Árvores e cidades

A importância da arborização urbana para a adaptação climática

Autor
Observatório Sistema Fiep - 12/08/2022

 

            Embora o potencial de mitigação das florestas urbanas seja pequeno, existem diversas vantagens na conservação das árvores nas cidades, muitas delas relacionadas ao bem-estar humano. As árvores possibilitam o bloqueio de incidência da luz em mais de 90%, o que resulta na diminuição da temperatura e da luz direta sobre quem transita pela rua. Elas têm a capacidade de alterar o conforto térmico nas cidades e de filtrar a poluição de material particulado (que podem causar problemas pulmonares).

            Há também os benefícios indiretos, sendo um deles a capacidade que as árvores têm de controlar o fluxo de água entre o solo e a atmosfera. Elas liberam, desta forma, para a atmosfera, uma quantidade grande de vapor de água junto aos compostos orgânicos voláteis, que por sua vez interferem na formação das nuvens.  Esse fenômeno (chamado evapotranspiração) resulta em outra vantagem, pois torna o ar mais fresco, mais úmido e menos poluído.

            Além disso, há estudos que apontam que moradores de cidades arborizadas têm menos tendência a estresse e depressão. Existem médicos que prescrevem atividades com contato com a natureza como forma de melhorar a saúde física e mental. As árvores também ajudam na proteção das pessoas e das suas propriedades do impacto das chuvas, pois promovem a infiltração no solo e reduzem tanto o volume quanto a velocidade do escoamento superficial da água. Reduzem, desta forma, a frequência e a intensidade das inundações, pois armazenam água no solo do seu entorno.

            Ampliar a cobertura vegetal das cidades pode, ademais, diminuir a desigualdade do acesso da população a árvores e espaços verdes, pois bairros mais ricos são no geral mais arborizados que locais com moradores de baixa renda. Com isso, locais mais pobres são mais expostos ao calor, a inundações e maiores níveis de poluição.

            A lista dos benefícios de se viver em locais urbanos mais arborizados é longa e inclui, além dos pontos citados, o fato de que as árvores são habitat para a biodiversidade e geram empregos para a sua manutenção. O uso das árvores nas cidades, portanto, é uma estratégia para melhorar a saúde e bem-estar humanos, para preservar o meio ambiente e a biodiversidade e para que se consiga diminuir os impactos gerados pelas mudanças climáticas.

 

Acesse o Painel de Indicadores de Mudanças Climáticas de Curitiba: https://paineldemudancasclimaticas.org.br/

 

Fontes

5 motivos para as cidades incluírem as árvores nas ações pelo clima. Disponível em:

<https://wribrasil.org.br/noticias/cidades-arvores-acoes-clima?utm_source=social&utm_medium=linkedin&utm_campaign=blog-novo>

 

Árvores urbanas em São Paulo: planejamento, economia e água. Disponível em:

<https://www.scielo.br/j/ea/a/dT7wSH4wQN9rFrTZQBvmbTt/abstract/?lang=pt>

 

#climacuritiba #curitiba #mudancasclimaticas


Mais Notícias