CMEI Centro Cívico apresenta os resultados do projeto “Bairro que brinca: ocupando os espaços próximos ao CMEI e aprendendo a cuidar da cidade”

A escola conquistou o 1º lugar no concurso sobre Soluções para as Mudanças Climáticas para a Rede Municipal de Ensino de Curitiba

Autor
Observatório Sistema Fiep - 21/12/2022

Na educação existe um compromisso ético, político e estético para a elaboração de ações que garantam que as crianças recebam uma educação reflexiva pautada na construção da sustentabilidade.

A equipe do Painel de Indicadores de Mudanças Climáticas de Curitiba (PIMCC) esteve no CMEI Centro Cívico no dia 05 de dezembro de 2022 para observar os resultados da implementação dos recursos recebidos pela escola no âmbito do Concurso para Rede Municipal de Ensino de Curitiba: Soluções para as Mudanças Climáticas. O CMEI conquistou o 1º lugar no concurso com o projeto Bairro que brinca: ocupando os espaços próximos ao CMEI e aprendendo a cuidar da cidade.

O prêmio de R$10.000,00 foi utilizado para dar continuidade a um trabalho de construção de um espaço de horta que já havia sido iniciado pelos professores e pela diretora da escola, Ana Beatriz Cerqueira. Além disso, o CMEI investiu na compra e instalação de duas cisternas, de modo a realizar o aproveitamento da água de chuva para atividades como lavagem de pisos, rega de plantas etc. A aquisição de duas composteiras complementou e fortaleceu as ações que já estavam em curso, com a utilização dos resíduos orgânicos da própria escola para produção de adubo. Com isso, houve significativa redução na produção de lixo orgânico pelo CMEI. Também com o intuito de trabalhar o lixo de forma mais consciente, foram adquiridas lixeiras contêiners externas para coleta seletiva e internas para possibilitar a separação de papeis, metais, plásticos e não recicláveis.

A diretora do CMEI, Ana Beatriz, afirma que o concurso chegou para a escola como um chamamento para que pudessem refletir sobre as ações em relação aos desafios impostos pelas mudanças climáticas. Para Ana, na educação existe um compromisso ético, político e estético para a elaboração de ações que garantam que as crianças recebam uma educação reflexiva pautada na construção da sustentabilidade.

As iniciativas de plantio de mudas, de compostagem e de separação de resíduos envolvem toda a comunidade escolar: crianças, diretoria, professores e cuidadores e cuidadoras dos alunos. Desta forma, o trabalho de sensibilização para a necessidade de maior cuidado com os espaços compartilhados e com os recursos naturais ultrapassa os muros da escola.

Acesse o Painel de Indicadores de Mudanças Climáticas de Curitiba: https://paineldemudancasclimaticas.org.br/


Mais Notícias