Visita ao CMEI Centro Cívico

A equipe do PIMCC visitou a escola vencedora do 1º lugar do Concurso para Rede Municipal de Ensino de Curitiba

Autor
Observatório Sistema Fiep - 01/11/2022

No dia 29/09/22 a equipe do Painel de Mudanças Climáticas de Curitiba visitou o CMEI Centro Cívico, uma das escolas vencedoras do Concurso para Rede Municipal de Ensino de Curitiba. A escola conquistou o 1º lugar do concurso com o projeto intitulado “Bairro que brinca: ocupando os espaços próximos ao CMEI e aprendendo a cuidar da cidade”.

A escola tem um projeto coletivo para requalificar seus espaços externos e a ocupação das áreas do entorno de forma que as crianças consigam usufruir destes espaços. A ideia do projeto é ampliar as possibilidades de cuidado para que professores, crianças e famílias possam refletir sobre o espaço e colaborar com o cuidado ambiental, com a preservação das áreas e com a construção de um sentimento de pertencimento. Algumas ações previstas até o final do projeto são: lixeiras de coleta seletiva para o CMEI, para a praça e para o entorno; plantio de mudas de flores e árvores frutíferas; aquisição de composteiras; posto de coleta de chuva; ferramentas para manuseio da horta e do jardim com as crianças.

No momento da visita, conversamos com as professoras Carolina e Patrícia e com o professor Márcio. Eles nos contaram um pouco sobre o histórico da escola com ações relacionadas à preservação do espaço, mostrando como é fundamental que haja o engajamento dos docentes para que as ideias saiam do papel e sejam implementadas. Os alunos Maria Alice, Abigail e Ariel contaram sobre os processos de plantio e deram exemplos dos alimentos já plantados e colhidos. A mãe do aluno Ariel, Lucilene, explicou como as ações que acontecem dentro do CMEI podem reverberar na comunidade e nas casas dos alunos, que levam o conhecimento adquirido na escola para a sua realidade. Por fim, a diretora Ana Beatriz relatou de que forma o concurso ampliou possibilidades dentro de ações que já estavam sendo elaboradas e planejadas pela escola.

Para assistir o vídeo com as entrevistas e com o conteúdo completo da visita do PIMCC ao CMEI Centro Cívico, acesse:

https://www.instagram.com/tv/Ckaz58lv3RU/?utm_source=ig_web_copy_link

 

Acesse o Painel de Indicadores de Mudanças Climáticas de Curitiba: https://paineldemudancasclimaticas.org.br/

#educaçãosustentável #curitiba #mudançasclimáticas


Mais Notícias