Escola Municipal Pilarzinho apresenta os resultados do projeto “Educação para resiliência alimentar e preservação do solo através de técnicas de compostagem”

A escola conquistou o 3º lugar no concurso sobre Soluções para as Mudanças Climáticas para a Rede Municipal de Ensino de Curitiba

Autor
Observatório Sistema Fiep - 23/12/2022

A equipe do Painel de Indicadores de Mudanças Climáticas de Curitiba (PIMCC) visitou, no dia 09 de dezembro de 2022, a Escola Municipal Pilarzinho, que conquistou o 3º lugar no Concurso para Rede Municipal de Ensino de Curitiba: Soluções para as Mudanças Climáticas. No dia da visita foram apresentados os resultados da implementação do projeto na escola, denominado “Educação para resiliência alimentar e preservação do solo através de técnicas de compostagem”.

A instituição já vinha realizando um amplo trabalho de compostagem junto aos alunos, fruto de estudos e do envolvimento da diretora Siméia Araujo Brasileiro e das professoras com a temática e com a prática de desenvolvimento de composteiras. Com o valor do prêmio do concurso, de R$10.000,00, essas práticas foram ampliadas, permitindo a compra de novas composteiras internas e a ampliação das externas. Outras transformações foram viabilizadas com o valor do prêmio, como a revitalização de um espaço de convivência externo, que agora conta com uma estrutura de pergolado que será a base para o crescimento de parreiras, além de bancos e mesa para o melhor aproveitamento do espaço. Também foi comprada e instalada uma cisterna para captação de água da chuva, que já está sendo utilizada para regar a horta da escola. A utilização da horta já possibilitou que pés de alface plantados fossem consumidos pelos alunos.

O trabalho da escola revela que os alunos puderam se envolver ativamente com o ciclo de produção de alimentos e de reaproveitamento dos resíduos, que irão se transformar em compostos e serem reutilizados para a utilização na própria horta que já havia sido iniciada pela escola. Essa relação dos estudantes com a compostagem e com os cuidados da horta é resultado do comprometimento e da capacitação da equipe pedagógica em prol de uma alimentação consciente e sustentável.

 

Acesse o Painel de Indicadores de Mudanças Climáticas de Curitiba: https://paineldemudancasclimaticas.org.br/

 


Mais Notícias