Repercussão do Painel de Indicadores de Mudanças Climáticas de Curitiba na Mídia

O lançamento do Painel de Indicadores repercutiu em vários meios de comunicação

Autor
Observatório Sistema Fiep - 01/04/2022

O Painel de Indicadores de Mudanças Climáticas de Curitiba foi lançado em cerimônia realizada no dia 23 de março no Campus da Indústria, em Curitiba. 

Nos dias seguintes ao evento, vários veículos midiáticos noticiaram o lançamento do Painel, destacando a disponibilização de indicadores ligados às causas e aos impactos das mudanças climáticas no âmbito de Curitiba. Sublinhou-se também o papel do Simulador de Emissões Líquidas de CO2 no acompanhamento dos esforços do município em direção à neutralidade de carbono em 2050, prevista pelo Plano de Adaptação e Mitigação das Mudanças Climáticas de Curitiba (PlanClima). 

O Globoplay ressaltou o aumento das temperaturas médias e das doenças respiratórias ao longo dos anos em Curitiba, ambos evidenciados nos indicadores do Painel. Destacou-se também a insuficiência do aumento de áreas verdes como política para absorção das emissões de dióxido de carbono, revelada pelo Simulador de Emissões Líquidas de CO2 que integra a plataforma. 

A Universidade Federal do Paraná noticiou a contribuição do Painel na avaliação das mudanças climáticas em Curitiba e no subsídio à criação de políticas que reduzam as emissões de gases de efeito estufa na cidade. Convidaram-se, também, pesquisadores com trabalhos sobre mudanças climáticas a participarem do projeto por meio do Concurso de Artigos Científicos, lançado simultaneamente à plataforma, e do Concurso para a Rede Municipal de Ensino de Curitiba, que abrirá suas inscrições em breve. 

Reportagem da Rádio CBN Curitiba sobre o Painel de Indicadores de Mudanças Climáticas de Curitiba.

Em matéria da Rádio CBN Curitiba, destacou-se objetivo do Painel de disponibilizar, num só lugar, dados que outrora encontravam-se dispersos. Sublinhou-se também o papel do Simulador de Emissões Líquidas de CO2 como catalisador de discussões sobre a necessidade de políticas públicas e de mudanças de hábitos na sociedade. 

Várias outras reportagens foram publicadas sobre o Painel de Mudanças Climáticas de Curitiba: 

NOTÍCIAS 

Agência Fiep 

Portal ODS 

CBN Curitiba  

Banda B 

TK Agência 

Paraná Portal 

Massa News 

PR Portais 

UTFPR 

UFPR 

Amanhã 

RPC 

Folha do Litoral 

H2Foz 

Preto no Branco 

O presente 

VÍDEOS 

Reportagem RPC 

Canal da Indústria no YouTube - Lançamento do Painel de Indicadores de Mudanças Climáticas de Curitiba 

Canal da Indústria no YouTube - Entrevistas realizadas no Lançamento do Painel de Indicadores de Mudanças Climáticas de Curitiba 

FOTOS 

Agência Fiep 


Mais Notícias