Smart City Expo Curitiba 2024

Criando um futuro melhor e mais sustentável

Autor
Observatório Sistema Fiep - 28/03/2024

Um dos principais eventos sobre cidades inteligentes, o Smart City Expo Curitiba, reuniu especialistas das mais diversas áreas, visando trocar ideias e soluções sobre como criar um futuro melhor e mais sustentável para as cidades e seus cidadãos. Nesta edição o tema central foi “Reinventando cidades para todos”, com a finalidade de torná-las mais sustentáveis e eficientes. O Smart City Expo Curitiba está engajado com as práticas ambientais, sociais e de governança (ESG), desde a gestão sustentável de recursos até a promoção da diversidade e inclusão, onde, cada aspecto do evento foi cuidadosamente delineado para incorporar os princípios do ESG, refletindo o comprometimento com um mundo melhor.

No evento foram abordados assuntos, nos seguintes tópicos:

·         Cidades sustentáveis e mudanças climáticas

·         Cidadãos digitais e governança

·         Inovação & transformação digital

·         Espaços públicos & requalificação urbana

·         Tecnologia & negócios disruptivos

·         Tomorrow.mobility

Fonte: https://smartcityexpocuritiba.com/galeria-de-fotos/

Dentre a programação que ocorreu na temática Cidades Sustentáveis & Mudanças Climáticas, podemos destacar as palestras:

1.       Como as cidades podem promover a economia circular e reduzir a pegada ecológica?

A produção de materiais e bens teve um crescimento ilimitado, e provocou não apenas um aumento na poluição e no desperdício, mas também uma exploração excessiva de recursos naturais que ultrapassa nossa capacidade de regeneração. A economia circular surgiu como um modelo econômico, com o objetivo de reduzir esse impacto, e as cidades têm todas as ferramentas para estimular e apoiar soluções baseadas em uma economia circular.

Mais informações:

UN House Scotland - https://www.unhscotland.org.uk/

A Simple Guide to Sustainable Living - https://www.unhscotland.org.uk/unhs-sl-guide

Women on Carbon - https://womenoncarbon.com.br/

 

2.       O papel da inovação verde para cidades mais sustentáveis

A infraestrutura urbana desempenha um papel vital na moldagem de cidades em ambientes mais sustentáveis para todos, e os edifícios também desempenham uma parte crucial nesse propósito. A indústria da construção tem feito grandes esforços para desenvolver materiais e soluções, desde sua construção até todo o ciclo de vida, estratégias para a resiliência e sustentabilidade urbanas.

Mais informações:

World Green Building Council - https://worldgbc.org/

Natureza Urbana - https://naturezaurbana.net/

Prefeitura de Santarém - https://turismo.santarem.pa.gov.br/noticias/governo-e-administracao/projeto-quintal-florestal-sustentavel-nsuqtt

 

3.       Mudanças climáticas: você está pronto para lutar por elas?

Foram debatidos sobre o que as cidades estão fazendo para enfrentar o desafio das mudanças climáticas e  Como podem apoiar e promover soluções, por meio de inovações, que limitem os processos de desmatamento, emissões de gases de efeito estufa e o uso de combustíveis fósseis, entre outros assuntos.

Mais informações:

Nature4Cities (N4C) - https://cityadapt.com/en/nature4cities/

ICLEI – Local Governments for Sustainability - https://iclei.org/

Prefeitura de Curitiba - https://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/curitiba-chega-aos-331-anos-como-a-capital-da-sustentabilidade-do-brasil/72794

 

4.       (Re)criando Cidades de forma verde: é possível?

As soluções verdes ajudam a trazer resiliência e sustentabilidade para todo o ambiente urbano. As políticas públicas podem beneficiar e estimular a expansão do verde nas cidades, além de trazer oportunidades econômicas para o território.

Mais informações:

Fundación Avina - https://www.avina.net/

Red Argentina de Municipios Frente al Cambio Climático (RAMCC) - https://www.ramcc.net/

 

Nesta edição, o Smart City Expo Curitiba lançou, em caráter inédito, a sua premiação Smart City Expo Curitiba Brazilian Awards, no qual, premiou o trabalho de cidades que estão implementando projetos sustentáveis e inovadores no Brasil. Na categoria Sustainable City, que visa reconhecer os projetos que através de planos, políticas públicas, soluções tecnológicas e colaboração entre diversos agentes de transformação, impactam no aumento da qualidade de vida, no desenvolvimento econômico, na preservação do meio ambiente, na transição de matriz energética para energias limpas, na inclusão social, na implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 e no planejamento e visão de futuro de cidades mais sustentáveis e resilientes, os vencedores foram:

 

1.       Quintal Florestal Sustentável

Este projeto é uma colaboração entre a Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA e a Prefeitura de Santarém (PA), o qual, integrou o conhecimento ancestral sobre plantas medicinais com a arborização urbana, e estava alinhado ao Programa Nacional de Plantas Medicinais do SUS, contribuindo para a conservação ambiental e valorização do Bioma Amazônico de forma sustentável.

 

2.       Programa Moeda Verde

Este projeto da Prefeitura de Santo André (SP), tem como objetivo sensibilizar os moradores da cidade, especialmente aqueles que vivem em comunidades carentes, sobre a importância da separação dos resíduos úmidos e secos, além do consumo consciente. A ideia consiste em trocar resíduos recicláveis por alimentos. A cada 5kg de recicláveis entregues, o morador recebe um 1kg de alimentos saudáveis.

 

3.       Programa de Eficiência e Transição Energética

O Plano Diretor Energético da prefeitura de Hortolândia (SP) incluiu eficiência em iluminação pública e geração distribuída fotovoltaica, reduzindo o consumo de energia pública e prédios municipais. Em mobilidade, houve a substituição por veículos elétricos e a encomenda de ônibus elétricos.

 

 Acesse o Painel de Indicadores de Mudanças Climáticas de Curitiba: https://paineldemudancasclimaticas.org.br/

 

Fontes

Smart City Expo Curitiba 2024 traz pela primeira vez ao Brasil maior premiação de cidades inteligentes do mundo

Disponível em: https://smartcityexpocuritiba.com/smart-city-expo-curitiba-2024-traz-pela-primeira-vez-ao-brasil-maior-premiacao-de-cidades-inteligentes-do-mundo/

 

Smart City Expo Curitiba: espaço gratuito para visitantes destaca inovações para cidades inteligentes

Disponível em: https://smartcityexpocuritiba.com/smart-city-expo-curitiba-espaco-gratuito-para-visitantes-destaca-inovacoes-para-cidades-inteligentes/

 

Smart City Expo Curitiba 2024

Disponível em: https://smartcityexpocuritiba.com/sobre/

 

#MudançasClimáticas #ClimateChange #SCECWB24 #SmartCity #Curitiba #CidadesInteligentes


Mais Notícias