CMEI Colombo I apresenta resultados do projeto “Semeando, Reduzindo e Reutilizando: CMEI Colombo em busca de um futuro mais sustentável”

A escola conquistou o 2º lugar no concurso sobre Soluções para as Mudanças Climáticas para a Rede Municipal de Ensino de Curitiba

Autor
Observatório Sistema Fiep - 22/12/2022

A participação no concurso oportunizou muitas mudanças na unidade. A qualificação e a melhoria nos espaços só foram possíveis com os recursos recebidos pelo concurso.

No dia 06 de dezembro de 2022 a equipe do Painel de Indicadores de Mudanças Climáticas de Curitiba (PIMCC) realizou uma visita de encerramento do projeto no CMEI Colombo I. Durante a visita, o grupo da escola, coordenado pela diretora Cintia Coraiola, mostrou o resultado da implementação dos recursos recebidos por meio do Concurso para Rede Municipal de Curitiba: Soluções para as Mudanças Climáticas. O CMEI conquistou o 2º lugar com o projeto Semeando, reduzindo, reutilizando: CMEI Colombo em busca de um futuro mais sustentável.

Com o prêmio de R$10.000,00, a escola conseguiu revitalizar a horta e adquirir novos materiais para que as crianças possam ajudar no plantio, na colheita e na rega das mudas e das plantas. Além disso, foi possível obter uma composteira, para um melhor aproveitamento dos resíduos orgânicos, e uma cisterna para captação da água da chuva. Por fim, um espaço de convivência junto à horta foi transformado, tornando o local mais agradável e proveitoso para as crianças, com o toque especial de uma pintura no muro que deixou o ambiente mais colorido e alegre.

De acordo com a diretora Cintia Coraiola, a participação no concurso oportunizou muitas mudanças na unidade. A qualificação e a melhoria nos espaços só foram possíveis com os recursos recebidos pelo concurso. Cintia também considera que a parceria estabelecida durante o processo de implementação foi fundamental para o sucesso das ações desenvolvidas.

A implementação das ações do concurso foi fruto de um trabalho coletivo na escola, que envolveu a equipe da direção, professoras, prestadoras de serviço do CMEI, os alunos e alunas e seus respectivos cuidadores e cuidadoras. A intenção, com a requalificação do espaço, é que as atividades de horta, de compostagem e de sensibilização das crianças para a importância da conservação dos recursos naturais sejam práticas contínuas e perenes, realizadas pelo CMEI.

Acesse o Painel de Indicadores de Mudanças Climáticas de Curitiba: https://paineldemudancasclimaticas.org.br/

 


Mais Notícias