Soluções baseadas na natureza (SBN)

Como elas podem nos ajudar a enfrentar crises climáticas e como viabilizar projetos de SBN

Autor
Observatório Sistema Fiep - 17/08/2022

As cidades são cada vez mais afetadas pelos impactos causados por mudanças climáticas, a exemplo dos alagamentos, inundações, deslizamentos, secas e ondas de calor. As localidades mais pobres geralmente estão mais vulneráveis a esses fenômenos. As soluções baseadas na natureza (SBN) são uma forma sistêmica para contribuir com a redução dos problemas relacionados às mudanças climáticas e gerar retornos positivos para a economia, para as pessoas e para o ambiente. As SBN são respostas inspiradas e apoiadas na natureza, como jardins de chuva, telhados verdes, renaturalização de rios etc. Contribuem com a drenagem de chuvas, regulação de temperatura e redução do calor nas cidades, redução de erosão e deslizamentos, dentre outros benefícios.

Frente a esse contexto, no dia 16/08/22 a WRI anunciou o lançamento do Acelerador de Soluções Baseadas na Natureza (SBN) em Cidades do WRI Brasil, primeiro programa brasileiro para capacitação técnica e mentoria para projetos urbanos voltados a SBN. O webinar de lançamento contou com a participação de Cecília Herzog (especialista em SBN), Mario Mantovani (Associação Nacional dos Municípios e Meio Ambiente-ANAMMA) e Emanuela Monteiro (Banco Mundial) e foi moderado pela Juliana Ribeiro (Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza). Durante o webinar, Luana Betti, da WRI Brasil, afirmou que a principal barreira para implementação dessas soluções é o financiamento. Por esse motivo, a aceleradora tem como objetivo transformar ideias em projetos financiáveis, de forma a aumentar a inclusão das cidades brasileiras nas opções de financiamento, aumentando a resiliência e a inclusão.

Serão acelerados até 10 projetos, com a proposta de várias atividades de aprimoramento que visam a melhoria técnica e a estruturação econômica dos projetos. Para isso, serão oferecidas aos projetos mentorias, capacitações, trocas com especialistas e conexão com financiadores e potenciais investidores. O período para submissão de projetos inicia no dia 16/08/2022 e termina no dia 16/09/2022. Poderão participar do programa: prefeituras; governos estaduais; secretarias municipais ou estaduais; outros atores do setor público; setor privado, academia e sociedade civil, com endosso do setor público.

Durante o evento, Cecília Herzog afirmou que precisamos deixar a natureza ser a solução, favorecendo a biodiversidade. A especialista em SBN pontua que podemos adaptar as cidades, fazendo com que elas sejam o mais resiliente possível, trazendo soluções naturais, deixando espaço para a água e fazendo com que as pessoas entendam que elas são a natureza. Para Emanuela Monteiro, do Banco Mundial, existem janelas de oportunidade quando se fala em Soluções Baseadas na Natureza, e as cidades têm a capacidade de mitigação dos efeitos das mudanças climáticas. Mario Mantovani, da ANAMMA, reforça que é necessário fazer um inventário da natureza e utilizar as ferramentas que ela disponibiliza, sinalizando que é necessário que todos os projetos governamentais, como projetos de saneamento e Minha Casa, Minha Vida, façam uso das SBN.

Conheça mais sobre o Acelerador de Soluções Baseadas na Natureza: Acelerador de Soluções Baseadas na Natureza em Cidades | WRI Brasil

 

FONTES

Acelerador de Soluções Baseadas na Natureza em Cidades. Disponível em:

https://www.linkedin.com/feed/update/urn:li:activity:6960332456394657792/

Soluções baseadas na natureza para adaptação em cidades: o que são e por que implementá-las. Disponível em: 

https://wribrasil.org.br/noticias/solucoes-baseadas-na-natureza-para-adaptacao-em-cidades-o-que-sao-e-por-que-implementa-las

 

#climacuritiba #curitiba #mudancasclimaticas


Mais Notícias