I Encontro Regional ICLEI Sul e Seminário e 1º Seminário Internacional de Mudanças Climáticas

O Painel de Indicadores de Mudanças Climáticas de Curitiba foi apresentado em uma das sessões do evento pelo gerente do Observatório Sistema FIEP, Sidarta Ruthes

Autor
Observatório Sistema Fiep - 11/07/2022

Nos dias 06 e 07 de julho o gerente de projetos do Observatório Sistema FIEP, Sidarta Ruthes, e a coordenadora de Desenvolvimento de Produtos e Serviços do Observatório Sistema FIEP, Laila Del Bem Seleme Wildauer, estiveram no I Encontro Regional ICLEI Sul e no 1º Seminário Internacional de Mudanças Climáticas, que aconteceram em Porto Alegre. Os encontros do ICLEI visam reunir os governos locais associados ao ICLEI, bem como seus parceiros, de forma a apresentar tendências internacionais e promover a sensibilização dos diversos atores em relação às questões relevantes do desenvolvimento urbano sustentável.

O ICLEI- Governos Locais pela Sustentabilidade, é uma rede global que compreende mais de 2.500 governos locais e regionais e está comprometida com o desenvolvimento urbano sustentável. O ICLEI é atuante em mais de 130 países e trabalha para influenciar as políticas de sustentabilidade, bem como para impulsionar a ação para o desenvolvimento de baixo carbono, baseado na natureza, equitativo, resiliente e circular. A iniciativa tratou dos desafios concretos para implementação e aprimoramento da agenda de clima na região Sul do Brasil. O compartilhamento de conhecimentos e de experiências deverá fortalecer as capacidades dos governos locais contra a crise climática.

O Painel de Indicadores de Mudanças Climáticas de Curitiba (PIMCC) foi apresentado na Sessão Ação Climática com o uso de dados do Google-EIE: apresentação de resultados do Action Fund Brazil pelo gerente do Observatório Sistema FIEP, Sidarta Ruthes. O PIMCC é uma ferramenta para a tomada de decisões relacionadas à implementação de políticas voltadas ao enfrentamento das mudanças climáticas no município e foi um dos projetos selecionados pelo ICLEI, em 2020, para receber apoio financeiro do Google.org para o desenvolvimento de projetos relacionados à ação local pelo clima.

A realização do I Encontro Regional ICLEI Sul juntamente ao 1º Seminário Internacional de Mudanças Climáticas foi uma oportunidade de promover troca de experiências e conhecimento entre especialistas, gestores públicos e demais parceiros, demonstrando também o compromisso com o desenvolvimento urbano sustentável.


Mais Notícias