Evento de encerramento do Action Fund Brazil

O Painel de Indicadores de Mudanças Climáticas de Curitiba foi um dos projetos contemplados e teve seus resultados apresentados no evento

Autor
Observatório Sistema Fiep - 11/07/2022

No dia 07 de julho de 2022 aconteceu a sessão de encerramento do Action Fund Brazil, um fundo para ação climática local, resultado de uma parceria entre o Google.org e ICLEI América do Sul. Por meio de um edital, quatro projetos foram selecionados e receberam financiamento: dois de Porto Alegre (o Morro da Cruz Circular e o Sistema de Indicadores de Sustentabilidade para transporte urbano em Porto Alegre) e dois de Curitiba (sendo um deles o Painel de Mudanças Climáticas de Curitiba e o outro o projeto SOLAR – Sustentabilidade para todos). No evento de encerramento, estavam presentes o gerente do Observatório Sistema FIEP, Sidarta Ruthes, que apresentou o Painel de Indicadores de Mudanças Climáticas, executado pelo Observatório, e a coordenadora de Desenvolvimento de Produtos e Serviços do Observatório Sistema FIEP, Laila Del Bem Seleme Wildauer. O evento teve como objetivo realizar o encerramento do Action Fund Brazil, com os projetos que foram selecionados, em 2020, para desenvolverem projetos relacionados a ações climáticas.

O projeto SOLAR – Sustentabilidade para todos, foi desenvolvido pela Ambiens Sociedade Cooperativa, e teve como objetivo a reforma de um Centro Comunitário na comunidade vulnerável 29 de março com abordagem participativa, implementando sistemas fotovoltaicos, aquecedores solares e iluminação pública. Além disso, foi desenvolvido um aplicativo de coleta de dados para a disponibilização dos dados obtidos, de forma possibilitar a análise de viabilidade da geração de energia limpa e sustentável, bem como subsidiar a formulação de políticas públicas relacionadas ao tema.

O projeto do SENAI-PR, denominado Painel de Indicadores de Mudanças Climáticas de Curitiba (PIMMC), teve como intuito desenvolver um painel de acesso público que permite o acompanhamento de indicadores relacionados às mudanças climáticas. O painel é uma ferramenta para a tomada de decisões relacionadas à implementação de políticas voltadas ao enfrentamento das mudanças climáticas do município. Permite, além disso, cenários de emissões líquidas de gases de efeito estufa de Curitiba, visando avaliar as possibilidades para atingir a neutralidade de carbono até o ano de 2050, prevista pelo Plano de Adaptação e Mitigação das Mudanças Climáticas de Curitiba (PlanClima).

Em Porto Alegre, um dos projetos foi desenvolvido pelo Centro Brasil no Clima (CBC) e sua proposta foi o uso de dados disponíveis na Environmental Insights Explorer (EIE) para a construção de um sistema de indicadores para apoiar a transição energética do transporte público da cidade. Desta forma, os indicadores permitem compreender os custos econômicos envolvidos na geração de emissões do município, comparando os valores para eletrificação da frota de ônibus municipais.

O projeto do Centro de Inteligência Urbana (CIUPOA), também de Porto Alegre, teve como objetivo a realização, de forma participativa, de intervenções que buscam a transformação de duas escolas municipais e de um Centro de Tradições Gaúchas (CTG), localizados no Morro da Cruz, em hubs de economia circular e zero emissão. A ideia foi mostrar e colocar em prática o potencial transformador da utilização de energias renováveis em territórios vulneráveis, de forma a combinar tecnologia de ponta e trabalho socioambiental educativo.

O objetivo do encontro de encerramento foi unir as iniciativas e apresentar os resultados encontrados, bem como o impacto gerado pelos projetos. Além disso, visou-se impulsionar o escalonamento das iniciativas nas cidades e sua replicação em outros territórios. O encerramento do programa foi no Tecnopuc (Espaço Talento Empreendedor) e o encontro foi finalizado com uma visita técnica à Escola- Municipal de Ensino Fundamental Morro da Cruz.


Mais Notícias