Protocolo de intenções contra mudanças climáticas

INPE e Prefeitura Municipal de Curitiba

Autor
Observatório Sistema Fiep - 28/07/2023

O Prefeito de Curitiba recebeu a ministra Luciana Santos para assinatura de protocolo de intenções contra mudanças climáticas, no último dia 26 de julho.

O protocolo de intenções prevê o desenvolvimento de softwares integrativos de informações meteorológicas e ambientais e de Inteligência Artificial para apoio a atividades de detecção, pesquisa e ensino da mudança climática; bem como a utilização de imagens de sensoriamento remoto para o desenvolvimento de estudos e pesquisas; modelagem global e regional da atmosfera, biosfera, hidrologia; e aquisição de sistemas computacionais, instrumentais e insumos em geral, em apoio às pesquisas conjuntas.

Com a assinatura, a Prefeitura de Curitiba e o Inpe vão trabalhar juntos em atividades voltadas à mitigação e adaptação às mudanças climáticas.

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais é uma instituição vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação dedicada ao desenvolvimento de pesquisas e atividades nos campos das Ciências Meteorológicas, Meteorologia por Satélites, Previsão de Tempo e Climatologia. É um centro de excelência nacional na área de mudanças climáticas.

Reforçando o compromisso da cidade de Curitiba como referência nacional e internacional em sustentabilidade, título recebido em 2022 pela revista canadense Corporate Knights, sendo a cidade destaque da América Latina e 14ª do mundo na lista de 50 Cidades Sustentáveis.

Para a Ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Barbosa de Oliveira Santos, “a pauta desse protocolo é estratégica, uma vez que o assunto mudanças climáticas tem efeito transversal em saúde e educação, por exemplo. A vida se realiza nas cidades e o MCTI é o agente mobilizador para atuar.”

Para o Prefeito Rafael Greca de Macedo, Curitiba pode se beneficiar com as pesquisas científicas e informações técnicas do Inpe, e aproveitou para comentar que “as cidades precisam estar unidas em prol da justiça climática, via investimentos em pesquisa e inovação para a sustentabilidade”.

Acompanhe a programação do Mata Atlântica Eco Festival, nessa edição o II Festival de Cinema chega para democratizar ainda mais o acesso do público local a filmes documentais nacionais e internacionais sobre estilo de vida outdoor, esportes de aventura e natureza.

 

Acesse o Painel de Indicadores de Mudanças Climáticas de Curitiba: https://paineldemudancasclimaticas.org.br/

 

Fontes

Prefeito de Curitiba recebe ministra Luciana Santos para assinatura de protocolo de intenções contra mudanças climáticas

Disponível em: https://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/prefeito-de-curitiba-recebe-ministra-luciana-santos-para-assinatura-de-protocolo-de-intencoes-contra-mudancas-climaticas/69571

 

Com o Inpe, crianças de Curitiba vão contribuir no combate às mudanças climáticas

Disponível em: https://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/com-o-inpe-criancas-de-curitiba-vao-contribuir-no-combate-as-mudancas-climaticas/69591#:~:text=O%20protocolo%20de%20inten%C3%A7%C3%B5es%20prev%C3%AA,desenvolvimento%20de%20estudos%20e%20pesquisas%3B

 

Curitiba é a cidade mais sustentável da América Latina

Disponível em: https://estudio.folha.uol.com.br/prefeitura-de-curitiba/2023/06/curitiba-e-a-cidade-mais-sustentavel-da-america-latina.shtml#:~:text=Refer%C3%AAncia%20nacional%20e%20internacional%20em,pela%20revista%20canadense%20Corporate%20Knights.

 

UTFPR faz parte do novo NAPI em Emergência Climática

Disponível em: https://portal.utfpr.edu.br/noticias/curitiba/utfpr-faz-parte-do-novo-napi-em-emergencia-climatica-1

 

Estado lança rede de pesquisa para avaliar mudanças climáticas no Paraná

Disponível em: https://www.aen.pr.gov.br/Noticia/Estado-lanca-rede-de-pesquisa-para-avaliar-mudancas-climaticas-no-Parana

 

Mata Atlântica Eco Festival

Disponível em: https://mataatlanticaecofestival.com.br/

 

Cinemateca de Curitiba

Disponível em: http://www.fundacaoculturaldecuritiba.com.br/espacos-culturais/cinemateca-de-curitiba/

 

#MudançasClimáticas #ClimateChange #meioambiente #ProtocoloMudançasClimáticas #INPE #PrefeituraCuritiba #EcoFestival #CinematecaCuritiba


Mais Notícias