Pirâmide Solar do Caximba

Parque fotovoltaico de Curitiba – 8.600 painéis solares instalados sobre um antigo aterro sanitário

Autor
Observatório Sistema Fiep - 05/04/2023

A Pirâmide Solar do Caximba é um parque fotovoltaico em Curitiba que implementou 8.600 painéis solares sobre um antigo aterro sanitário. Foi desenvolvida pela Prefeitura de Curitiba em parceria com a C40 Cities Climate Leadship Group e a Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH, que são organizações apoiadoras de projetos para reduzir as emissões de gases e frear o aumento da temperatura global. É a primeira usina fotovoltaica da América Latina a funcionar sobre um aterro sanitário (desativado em 2010). A inauguração aconteceu no mesmo dia da comemoração do aniversário de 330 anos de Curitiba, com capacidade instalada de 4,55 MWp de geração. Os painéis irão receber e renovar a energia solar.

 

O objetivo do empreendimento é dar uma resposta às mudanças climáticas com produção e uso de energia renovável. Para o prefeito Rafael Greca, o parque fotovoltaico transforma um espaço desativado em um ativo ambiental. A energia renovável produzida pelos painéis será injetada diretamente na rede da Copel e vai suprir cerca de 30% dos prédios públicos de Curitiba.

Durante a cerimônia de inauguração o governador Ratinho Jr. sancionou o projeto de lei 294/2022, de autoria da deputada Maria Victoria, que reconhece Curitiba como a capital dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU).

 

A capital dos paranaenses é palco e referência em energia limpa, inovação, consumo e produção sustentável e na ação contra as mudanças climáticas globais, abrigando também o CIFAL Curitiba-UNITAR que faz parte da Rede CIFAL, formada atualmente por 30centros espalhados pelos cinco continentes. O CIFAL Curitiba-UNITAR é responsável por promover programas de capacitação e cooperações técnicas que contribuam para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS).

As capacitações estão orientadas a representantes dos governos líderes do setor privado, acadêmicos, líderes de organizações não governamentais e agentes da comunidade em geral que atuem com desenvolvimento local.

Criado em 2009, o CIFAL Curitiba é uma parceria formada entre o Instituto das Nações Unidas de Treinamento e Pesquisa (UNITAR), e o Sistema Fiep. Esta aliança foi constituída com o propósito de estimular a cooperação entre as organizações, buscando novas soluções para o desenvolvimento sustentável e contribuir para a construção de um mundo com mais equilíbrio em todos os setores.

 

Acesse o Painel de Indicadores de Mudanças Climáticas de Curitiba: https://paineldemudancasclimaticas.org.br/

 

Fontes

 

Pirâmide Solar do Caximba transforma antigo aterro sanitário em gerador de energia limpa em Curitiba

Disponível em: https://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/piramide-solar-do-caximba-transforma-antigo-aterro-sanitario-em-gerador-de-energia-limpa-em-curitiba/67889

 

Vídeo - Conheça a Pirâmide Solar do Caximba

Disponível em: https://www.curitiba.pr.gov.br/videos/conheca-a-piramide-solar-do-caximba/6516

 

Obras da Pirâmide Solar do Caximba, em Curitiba, entram em fase final

Disponível em: https://www.portalsolar.com.br/noticias/mercado/projetos/obras-da-piramide-solar-do-caximba-em-curitiba-entram-em-fase-final

 

Pirâmide Solar do Caximba é inaugurada em Curitiba

Disponível em: https://bandnewsfmcuritiba.com/piramide-solar-do-caximba-e-inaugurada-em-curitiba/

 

C40 é uma rede global de quase 100 prefeitos das principais cidades do mundo que estão unidos em ação para enfrentar a crise climática.

Disponível em: https://www.c40.org/

 

Há mais de 50 anos Alemanha e Brasil têm trabalhado conjuntamente para o desenvolvimento sustentável.

Dsiponível em: https://www.giz.de/en/worldwide/12055.html

 

Curitiba é oficializada como a capital dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU

Disponível em: https://www.assembleia.pr.leg.br/comunicacao/noticias/curitiba-e-oficializada-como-a-capital-dos-objetivos-de-desenvolvimento-sustentavel-da-onu#:~:text=O%20governador%20Ratinho%20Jr%20(PSD,das%20Na%C3%A7%C3%B5es%20Unidas%20(ONU).

 

Cifal Curitiba

Disponível em: https://cifalcuritiba.org.br/contato/

 

#MudançasClimáticas #ClimateChange #Caximba #PrefeituraCuritiba #UsinaSolar #CapitalODS #HubODS #CifalCuritiba


Mais Notícias