Curitiba ganha projeto inédito para monitorar mudanças climáticas

Trabalho do Sistema Fiep visa envolver a sociedade em ações que reduzam os impactos ambientais no planeta

Autor
Observatório Sistema Fiep - 25/03/2022

Cerimônia de lançamento do Painel de Indicadores de Mudanças Climáticas de Curitiba

Um projeto inovador do Senai/PR, apresentado por meio do Observatório do Sistema Federação das Indústrias do Estado Paraná, foi lançado nesta quarta-feira (23/3), no Campus da Indústria, em Curitiba. Trata-se do Painel de Indicadores de Mudanças Climáticas de Curitiba, uma plataforma virtual de acesso público para monitorar indicadores relacionados às mudanças climáticas, com análises profundas e acesso a documentos locais, nacionais e internacionais. O painel será atualizado periodicamente com informações que vão ajudar a avaliar as mudanças climáticas na capital paranaense e subsidiar a implementação de políticas que reduzam emissões de gases de efeito estufa e os impactos ambientais na cidade.

O trabalho conduzido pelo Observatório Sistema Fiep foi selecionado em 2020 num edital do Google, com financiamento do Action Fund Brazil operacionalizado pelo ICLEI – International Council for Local Environmental Initiatives, associação internacional de autoridades locais vocacionadas para a prevenção e resolução de questões ambientais, presente em mais de 100 países. Implementado em parceria com a Prefeitura Municipal de Curitiba, o projeto foi financiado pelo o Google.org e construído coletivamente por representantes da sociedade, do poder público municipal e estadual, de institutos de pesquisa, universidades, empresas e o terceiro setor.

O presidente do Sistema Fiep, Carlos Valter Martins Pedro, destacou a qualidade técnica da equipe do Observatório e a parceria com o poder público e instituições de ensino. “Importante a união de todos em torno do tema mudanças climáticas e fundamental para a indústria poder contar com dados tão valiosos de Curitiba, que serão gerados de forma online e atualizados periodicamente”, comentou.

O esenvolvimento do projeto e as funcionalidades do Painel foram apresentados na cerimônia de lançamento. Foto: Gelson Bampi.

“O lançamento do painel é um presente para Curitiba. Ele teve o envolvimento de diversos públicos e uma metodologia de inteligência coletiva de excelência. Com certeza é um passo à frente que a capital paranaense dá em direção à inovação na área ambiental”, avaliou a gerente executiva do Observatório Sistema Fiep, Marília de Souza.

O gerente do Observatório, Sidarta Ruthes, contou que o painel passou por várias fases de execução. “As etapas definiram os eixos temáticos, os indicadores que serão monitorados, a prospecção de bases de dados, o desenvolvimento de modelos de análise, a criação efetiva da plataforma e como seria a governança e gestão do projeto”, explica. Segundo ele, os indicadores estão distribuídos nas categorias energia, mobilidade e transporte, saneamento, qualidade ambiental e urbana, aspectos socioeconômicos e estratégias e políticas.

Também será disponibilizada um simulador, capaz de gerar cenários até 2050, com relação às emissões de gases de efeito estufa. “O painel permite uma visão holística dos indicadores e medidas de mitigação das mudanças climáticas, que podem contribuir tanto para o subsídio de políticas públicas mais assertivas, quanto para maior disseminação de informações para a sociedade curitibana, contribuindo para maior consciência sobre o tema”, garantiu Ruthes.

Fonte: Agência Sistema Fiep (https://agenciafiep.com.br/2022/03/24/curitiba-ganha-projeto-inedito-para-monitorar-mudancas-climaticas/)


Mais Notícias